Gestantes da Capital fazem pré-natal nas 97 USFs e urgências são encaminhadas para maternidades

Por Adriana Crisanto - em 542

As mulheres grávidas estão sendo atendidas normalmente durante a pandemia nas 97 unidades de saúde da família (USF) da Prefeitura Municipal de João Pessoa para realização de pré-natal. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e de 12h às 16h. Nos casos de urgências obstétricas, as gestantes são encaminhadas ao Instituto Cândida Vargas e, conforme a área residencial da paciente, o encaminhamento pode ser feito ao Hospital Universitário Lauro Wanderley ou ao Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, no bairro Jardim 13 de Maio.

De acordo com a responsável pela Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda de Araújo Romera, no caso de gestantes, parturientes ou puérperas com Covid-19, o atendimento está sendo realizado na Maternidade Frei Damião, que é o serviço de referência, conforme pactuação com o Governo do Estado.

Quanto ao direito do acompanhante, Amanda Romera explica que todas as maternidades da Capital elaboraram um fluxo interno para triagem dos acompanhantes em consonância com as notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde.

“A pandemia da Covid-19 tem implicado, em alguns momentos, no detrimento do direito individual em prol do bem coletivo. E isso aplica-se também às maternidades, pois precisamos minimizar a disseminação da Covid-19, bem como o risco de contaminação das gestantes, recém-nascidos e profissionais de saúde e trabalhadores dos serviços”, comentou Amanda Romera.

A atuação das doulas está suspensa por orientação do Ministério da Saúde, porque se precisa reduzir o número de pessoas circulando e garantir o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas nos leitos.