Grupos do Centro de Atenção à Saúde do Idoso resgatam autonomia de seus participantes
Ascom SMS
“Aqui eu me sinto em casa, pois é um lugar onde sou bem recebida, cuido da minha saúde e faço amizade até com os funcionários”. O relato é da aposentada Marluce Ferreira, de 75 anos, sobre o acolhimento recebido no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), que funciona no anexo do Hospital Municipal Santa Isabel, bairro de Tambiá, e beneficia pessoas a partir dos 60 anos de idade.
Dona Marluce Ferreira, por exemplo, frequenta o espaço há seis anos e atualmente participa dos grupos de memória e convivência. Ela conta que a experiência proporcionou mudanças positivas em sua vida. “Quando eu cheguei aqui, estava deprimida. Moro sozinha e me sentia solitária no meu dia-a-dia. Mas ao começar a me integrar nas atividades, as coisas foram mudando. Na vida a gente precisa ter convivência com as pessoas e fazer amizades”, afirmou.
O Caisi conta com grupos de estímulo da memória, escola de postura, coral e convivência, todos esses com o objetivo de resgatar a autoestima do idoso no processo de envelhecimento. Cada grupo se reúne semanalmente para suas atividades.
A enfermeira e coordenadora do grupo de convivência, Laudicéa Sales, explica que o trabalho busca promover a autonomia dos participantes por meio de diversas atividades, que vão desde reuniões semanais a passeios a pontos turísticos da cidade, dias de lazer e comemoração periódica dos aniversários.
“Temos histórias de idosos que chegam aqui em depressão e realmente se levantam, pois se tornam independentes através desse trabalho e melhoram o conhecimento concernente à saúde. Durante as reuniões promovemos palestras, dinâmicas e passamos informações para que eles possam envelhecer ativos e saudáveis”, afirmou.
De acordo com Laudicéa, os grupos recebem apoio multiprofissional de uma equipe composta por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e assistente social. “Quando precisamos de alguém para falar sobre alimentação adequada temos o apoio de um nutricionista, por exemplo. E assim procuramos fazer um trabalho integrado”, explicou.
Outra participante do grupo de convivência é a aposentada Josiália Araújo, 76 anos. Ela tomou conhecimento do serviço por
meio de uma amiga e já frequenta as reuniões há quatro anos. “A gente tem um entrosamento muito bom com os professores. Eles nos dão muita atenção e por isso ficamos muito à vontade. Uma das melhores coisas que encontrei aqui foram os amigos, porque antes eu vivia muito só”, contou.
O técnico operacional aposentado Antônio Dionísio da Silva chegou ao grupo acompanhado pela sua esposa, Ieda Soares. “Gostamos de fazer atividades juntos e para nós é uma distração, um divertimento”, comentou.
Para a psicóloga Cibele Almeida, coordenadora do grupo de memória, a maior importância desse trabalho é a aceitação do processo de envelhecimento. “Trabalhamos no resgate da lembrança positiva dos idosos para que eles possam aproveitar o que têm de bom para o futuro. Eles precisam usar isso a favor deles e tirar o peso emocional das coisas tristes. Dessa forma, procuramos trabalhar um novo projeto de vida”, afirmou.
Caisi – O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) é um serviço da Secretaria de Saúde de João Pessoa e oferece aos usuários atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, assistência social e farmacêutica, além de odontologia.
Os atendimentos médicos compreendem as áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia. A porta de entrada do serviço é a atenção básica, realizada por meio das equipes de saúde da família, distribuídas nos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa.
Os interessados em participar dos grupos podem procurar a recepção do Caisi, que fica no anexo do Hospital Municipal Santa Isabel, para fazer o cadastro. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. Para mais informações o telefone é 3214-4817.