Hospital do Valentina realiza palestra sobre violência contra crianças e adolescentes

Por - em 785

Rebeka Paiva

DSC_0008Trabalhar a identificação de casos de violências contra crianças e adolescentes que chegam para atendimento no Hospital Municipal do Valentina (HMV), esse foi o objetivo de uma palestra realizada na tarde desta quinta-feira (8), na unidade. Voltado a todos os funcionários do hospital, as palestras foram ministradas pela psicóloga Sandra Garcia, pelos assistentes sociais do Conselho Tutelar, Suelen Farias e Josivaldo Gomes.

“Essas palestras terão um impacto no sentido de despertar o senso de observação dos nossos profissionais para que eles possam identificar um paciente que tenha sido violentado e que principalmente saibam como lidar com essa criança, porque será necessário um cuidado diferenciado, e que saibam com proceder com relação à notificação dos casos”, explica Carmem Gadelha, pediatra e diretora do Hospital Municipal do Valentina.

“Estamos no mês das crianças e precisamos ver esse mês não apenas como um período de festividades, mas precisamos ficar atentos com a quantidade de crianças que são violentadas, seja de forma física ou psicológica. Nós como um hospital infantil precisamos exercer o que assegura o artigo quarto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que é a garantia da saúde, mas essa saúde não é apenas física, tem que ser no geral, se somos capazes de identificar casos de violência infantil e minimizar esses danos estamos fazendo nosso papel diante do Estatuto e com nossas crianças”, completou a pediatra.

De acordo com dados do serviço social do Hospital do Valentina, já foram notificados 13 casos de crianças e adolescente vítimas de violência física, psicológica e de tortura. Os casos mais notificados foram com crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 17 anos.

A diretora do HMV ressalta que o hospital não é referencia no atendimento para casos de violência infantil, mas os dados foram registrados pelo fato de a unidade de saúde ser porta aberta e referencia no atendimento de crianças e adolescentes.

Hospital Municipal do Valentina (HMV) – Referência no atendimento clínico de pediatria da Rede Municipal de Saúde, o HMV realiza em média 6 mil atendimentos por mês.

Por ser um hospital de porta aberta, ou seja, recebe demanda espontânea, o HMV trabalha o acolhimento com classificação de risco, otimizando os atendimentos de urgência e emergência em espaços adequados a essas atividades com leitos de assistência em sala de estabilização e vermelha e sala amarela.

A unidade conta ainda, com alas de enfermarias com 85 leitos, sendo 54 para internações de pediatria clínica, três destinados aos pacientes do bloco cirúrgico, seis pós-cirúrgicos, 10 leitos de UTI, dois de isolamento e 10 para observação. Em média são realizadas 220 internações por mês em acomodações padronizadas pelo Ministério da Saúde, garantindo boas condições ao tratamento das crianças e comodidade aos acompanhantes.