Hospital Santa Isabel capacita funcionários para transplante de órgãos

Por - em 495

Hospital_santaisabel_ fotoAdrianoFranco_03O Hospital Santa Isabel recebeu do Ministério da Saúde a habilitação para ser captador de órgãos. A partir dessa habilitação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai realizar nesta segunda (15) e quarta-feira (17) um curso de capacitação em processo de doação de órgãos.

A capacitação, que é direcionada para todos os que trabalham no hospital e na SMS, será ministrada por profissionais da Central de Transplantes da Paraíba, no auditório do Centro de Estudos Professor Afonso Pereira, localizado dentro do Hospital Santa Isabel, a partir das 14h.

Aleuda Cardoso, diretora geral do hospital, explica que a capacitação terá grande importância para a equipe e para a população.  “Com o curso vamos qualificar todos os nossos funcionários, desde recepcionistas aos médicos, para que saibam se portar e lidar com a situação, os pacientes e as famílias. Entendemos que compartilhando conhecimento, construiremos uma grande história”, explicou.

O curso será dado em forma de palestras que abordarão temas como o processo de doação e transplante, manutenção do potencial doador, evolução do transplante e abordagem familiar.

Doação de Órgãos – A retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família. Sendo assim, é muito importante que uma pessoa que deseja, após a sua morte, ser uma doadora de órgãos e tecidos comunique à sua família sobre o seu desejo, para que a mesma autorize a doação no momento oportuno.

Cirurgias – Atualmente, 95% das cirurgias no país são realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é gerenciado pelo Ministério da Saúde através dos estados e municípios.

Programação:

Segunda-feira (15)

14h – Entendendo o Processo de Doação e Transplante

15h – Manutenção do Potencial Doador

Quarta-feira (17)

14h – Evolução do Transplante

15h – Palestra Abordagem Familiar