Hospital Santa Isabel faz mais de 1,4 mil intervenções cirúrgicas em quatro meses

Por - em 1934

O Hospital Municipal Santa Isabel realizou 1.428 cirurgias no primeiro quadrimestre deste ano – das quais, 150 fazem parte do Programa Especial de Cirurgias Eletivas (PECs)2013. Aunidade hospitalar conta, hoje, com 14 especialidades e um centro de diagnóstico que se equipara aos grandes hospitais privados da Paraíba.

Em relação a outros procedimentos, o hospital fechou os primeiros quatro meses de 2013 com 10.875 consultas, 561 ultrassonografias (mamária, transvaginal, de abdômen total etc.), 321 ecocardiogramas e 913 exames de raios-X (apesar do pequeno número registrado em março, quando o aparelho passou por manutenção), entre outros.

Segundo o diretor do Hospital, o médico Tarcísio Campos, os números apontam para a potencialidade do Santa Isabel de se tornar referência em cirurgias de média e alta complexidade. “Reconhecemos o crescimento como também sabemos que muito ainda pode ser feito”, disse.

Atualmente, o ambulatório do Santa Isabel oferece, entre outras, as especialidades de neurocirurgia, cirurgia bariátrica, urologia, gastroenterologia, mastologia, cirurgia plástica reparadora, ginecologia, proctologia, angiologia, cirurgia geral e otorrinolaringologia.

Pecs – Iniciado no dia 31 de janeiro passado, o programa está em consonância com a meta de colocar a saúde como uma das áreas prioritáriasem João Pessoa. Os procedimentos do PECs acontecem em horários alternativos, como as noites de quarta e quinta-feira e os dias de sábado.

De acordo com ele, há um esforço coletivo por parte de todos os profissionais envolvidos no programa, de médicos e enfermeiros a fisioterapeutas, farmacêuticos e maqueiros, além das três diretorias do hospital, no intuito de “zerar a fila” de cirurgias eletivas no município. “O maior beneficiado será o paciente”, ressaltou.

Cirurgia eletiva – A porta de entrada para o ambulatório de cirurgia eletiva é a Central de Marcação de Consultas, por meio de solicitações das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de João Pessoa e municípios pactuados. No Ambulatório Médico de Especialidades Cirúrgicas do hospital o paciente será atendido pelo cirurgião, que solicitará os exames pré-operatórios e agendará a cirurgia.

Atualmente, além de João Pessoa, 176 municípios do Estado são atendidos pela rede municipal de saúde da Capital.