Hospital Santa Isabel oferece atendimento humanizado com cortes de cabelo para pacientes internos

Por Rômulo Teodorico - em 1881

“Eu gostei foi muito do resultado, estou até mais bonito”, comemorou o paciente Carlos Antônio, depois de ser atendido pela equipe do projeto ‘Cantinho da Beleza’ desenvolvido no Hospital Municipal Santa Isabel, dentro da política de atendimento humanizado colocado em prática pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Há mais de dois anos, os pacientes recebem, semanalmente, atendimento de beleza para auxiliar na autoestima. As atividades acontecem toda terça-feira, manhã ou tarde, e não se resumem apenas a cuidados com os cabelos, mas são realizadas dinâmicas com os pacientes e os acompanhantes na própria unidade.

Dentro desse projeto, o primeiro contato com o paciente é feito pela equipe de psicologia. Em seguida, quando detectado que há problemas de baixa autoestima, é feito o convite para o paciente ir visitar o local reservado para a realização de cortes e escovas. O objetivo do projeto é trabalhar com as distorções cognitivas e estimular a sensação de bem estar nos pacientes.

“Ao lavar o cabelo com a massagem, estimula-se os receptores que liberam hormônios do bem estar. Após o corte, o paciente se sente melhor, contribuindo na evolução no tratamento. Eles saem sorrindo, contentes e mais esperançosos”, afirmou a psicóloga Regina Carrillo.

Internado há mais de uma semana, Carlos Antônio, que sofre com início de pneumonia, detalha o cuidado que está recebendo no hospital e afirma que não esperava por esse tipo de atendimento. “Não imaginava receber o convite para vir aqui. Ela chegou falando sobre o corte e eu logo falei que queria ser o primeiro”, contou.

Perguntado sobre o atendimento realizado pela equipe, Carlos ainda fala que nunca foi tão bem atendido antes em um hospital. “Eu fiquei mais feliz depois desse carinho das pessoas aqui, pois estava preocupado com minha situação, mas agora estou confiante”.

O Setor de Psicologia do hospital, coordenado por Alannety Faucão, é o responsável pelas atividades no salão, que chega a atender mais de 30 pacientes por mês e conta com três voluntários. O ‘Cantinho da Beleza’ já realizou, na Semana de Enfermagem, no ano passado, atividades com mais voluntários envolvidos, propondo um maior número de atendimento.

Verônica Soares é voluntária do projeto há mais de um ano e fala da transformação dos internos após o atendimento. “Eles chegam aqui, às vezes, revoltados com a situação da doença. Mas quando começamos a conversar e a ver o resultado do nosso trabalho, já saem alegres e com o astral lá em cima”.