Hospital Santa Isabel realiza curso de libras para profissionais da unidade

Por - em 721

Para melhorar o acesso de usuários aos serviços disponibilizados, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está realizando cursos de libras para os servidores da unidade. Os participantes terão noções básicas de libras e sinais de saúde, além de participar de aulas práticas com os usuários surdos.

As aulas das primeiras turmas do curso aconteceram no período de 15 de outubro a 5 de novembro e cerca de 30 profissionais já participaram da capacitação oferecida pelo hospital. Novas turmas já estão sendo formadas.

De acordo com a intérprete de libras da Secretaria Municipal de Saúde, Eliene Ferreira, após o treinamento, os profissionais terão a capacidade de recepcionar melhor os portadores de surdez. “É importante que o surdo saiba que ao chegar ao Hospital encontrará um profissional que já teve contato com libras e que consegue compreendê-lo”, explica a intérprete, que é uma das professoras do curso.

Portador de deficiência auditiva, Josué Aprígio, de 37 anos, ressalta a importância do curso e da presença das intérpretes na Rede Municipal de Saúde. “A comunicação é bem difícil quando não há a presença da intérprete, por isso é importante que o maior número de profissionais da saúde conheça a linguagem de sinais. Sofremos muito em casos de urgências, como acidentes ou pais surdos que precisam levar os filhos ao médico de última hora. Aprender libras demanda um pouquinho de esforço, mas com a prática o profissional vai se acostumando e não esquece mais”, concluiu.

“É muito interessante aprender a linguagem de sinais. Sentíamos dificuldade quando tínhamos que atender um paciente portador de surdez. Certa vez estávamos com um paciente no centro cirúrgico e precisamos acionar a intérprete, daí senti a necessidade de aprender libras, para que o usuário chegue e se sinta acolhido. Sem contar que é um aprendizado para a vida toda”, frisou Mônica Veloso, aluna do curso e coordenadora da UTI do Serviço de Cardiologia do HMSI.

Inovação – O projeto “Mãos que Multiplicam Saúde” é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, na perspectiva de incluir a população surda nos serviços de saúde do município. Esse projeto é coordenado pela área técnica da pessoa com deficiência, sendo composto por cinco intérpretes de libras e tem como finalidade a difusão do conhecimento das libras, buscando o fortalecimento da rede de atenção à pessoa com deficiência, através da inclusão.