Hospital Valentina implanta Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar

Por - em 2152

Thibério Rodrigues

Com a finalidade de melhorar a assistência aos usuários durante o atendimento, o Hospital Municipal Valentina está implantando o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), obedecendo a critérios do Ministério da Saúde para promover a gestão participativa e evitar a superlotação nas emergências dos hospitais.

Formado por uma equipe multiprofissional, o NAQH tem ainda a função de identificar problemas com o cuidado, promover uma melhor interação do hospital com a rede de atenção às urgências, avaliar o plano de ação elaborado pelo hospital de forma sistemática e acompanhar os indicadores de qualidade de acesso e assistência.

“O núcleo tem o objetivo de garantir a periodicidade das reuniões e a necessidade de incorporação de outros atores, visando a manutenção deste espaço participativo de análise e discussão de problemas do hospital”, afirmou Carmen Gadelha, diretora geral do HMV.

Regulação interna e segurança do paciente – Carmen explica que, para seu melhor funcionamento, o NAQH se divide em dois grupos: o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). “O NIR deve criar um espaço institucional de tomada de decisões a partir de critérios clínicos, elegendo as prioridades de internação nos leitos hospitalares e melhorar o fluxo de saída do serviço de emergência hospitalar”, disse.

Já o NSP apoia iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas de atenção e organização dos serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco, além de melhorar o fluxo de trabalho e informações que estão relacionados ao risco do paciente.

Conforme o fluxo do atendimento, ao chegar ao hospital, o paciente passa pela classificação de risco, onde poderá ser encaminhado para a sala de observação, consultório ou internação.

HMV – O Hospital Municipal do Valentina vem realizando uma média de 6 mil atendimentos por mês desde que se tornou referência no atendimento clínico de pediatria da Rede Municipal de Saúde. A unidade compõe a rede de urgência e emergência na linha de cuidado e assistência à criança e vem contabilizando 220 internações mensais.

O HMV possui um total de 85 leitos, sendo 54 para pediatria clínica, 3 destinados aos pacientes do bloco cirúrgico, 6 pós-cirúrgicos, 10 de UTI, 2 de isolamento e 10 para observação.