I Fórum de Educação Ambiental acontece até esta quarta-feira na Estação Cabo Branco

Por Patrícia Cantisani - em 1369

Com o objetivo de discutir as práticas ambientais desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e a Rede Municipal de Ensino e seus respectivos resultados, teve início nesta terça-feira (7), o I Fórum Municipal de Educação Ambiental. O evento, que segue até esta quarta-feira, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Educação e Cultura (Sedec).

A mesa de abertura do evento contou com as presenças do Secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto; do Secretário Adjunto da Semam, Djalma Pereira; da representante da Secretaria de Educação e Cultura do município, Maria Auxiliadora Dantas; do Presidente do Grande Oriente do Brasil, o Grão-Mestre Geraldo Alves; e do Presidente da Comissão de Direitos Ambientais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Pedro Nóbrega.

Abelardo Jurema Neto afirmou que não se pode falar em meio ambiente sem falar em educação e que, por isso, a Semam e a Sedec caminham juntas. “Este fórum significa proporcionar, principalmente aos jovens e crianças que estão crescendo agora e vislumbrando a educação, que eles podem contribuir, de uma forma muito mais significativa, para a sustentabilidade, a boa qualidade de vida, e para uma João Pessoa cada vez melhor. São eles que aprendem e repassam para seus colegas de turma essa bela mensagem, que é a da importância da dualidade, da parceria do meio ambiente com a educação”, frisou.

Durante o evento, foram apresentados trabalhos dos profissionais e dos alunos das escolas e creches, exibindo os projetos exitosos, como também apresentações artísticas com temas sobre preservação do meio ambiente.

Maria Auxiliadora, representante da Sedec, ressaltou a importância de que a sociedade, em geral, tome ciência de que as crianças da Rede Municipal de Ensino estão respeitando e cuidando do meio ambiente, como também a importância da parceria dessas secretarias. “É um casamento que não pode ser dissolvido, estamos juntos há mais de 15 anos e até hoje essa união não foi rompida. Continuamos juntos, firmes e fortes lutando por um ambiente mais justo, mais equilibrado e mais saudável”, afirma.

O Fórum terá prosseguimento nesta quarta-feira (8), na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, com a seguinte programação:

ABERTURA – 08h30 – ECOCINE

PALESTRA: Sustentabilidade Ambiental – 09h00 – 09h15- Prof. Luís Lima Leite, Educador Ambiental CEPAM /SEMAM

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS:

  • 09h15 – 09h30 – Prof.ª Djanira Barros da Silva Oliveira – Crei Manuel Soares (Farmácia Viva)
  • 09h30 à 09h45- Prof.ª Maria de Fátima Santos – Escola Agostinho da Fonseca
  • 09h45 – 10h00- Profª Maria de Lourdes L. e Silva – Esc. D. Marcelo Carvalheira (Mandala)

PALESTRA: Compostagem- (Resíduos Sólidos)- 10h00 – 10h15 – Prof. Carmelo Edson da Nóbrega – Coordenador Viveiro Municipal

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS

  • 10h15 – 10h30 – Prof.º Watson Alves e Profª Vanessa – Escola Darcy Ribeiro
  • 10h30 – 10h45 – Prof. Tanilson Enedino da Silva – Escola João Gadelha

INTERVALO – 10h45 – 11h00- ECOCINE

PALESTRA – Tráfico de Animais Silvestres – 11h00 – 11h15 – Jair Azevedo – Diretor do Parque Arruda Câmara – BICA / SEMAM

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

  • 11h15 – 11h30 – Neide Martins – Diretora do Centro de Estudos e Prática Ambientais – CEPAM
  • 11h30 – 11h45 – Prof. Watson Alves – Darcy Ribeiro

ENCERRAMENTO – 11h45 – 12h30 – Teatro de fantoches – CEPAM / EA / SEDEC