I Seminário Intermunicipal do ‘Projovem Adolescente’ é realizado pela PMJP

Por - em 317

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, durante todo o dia desta sexta-feira (7), o I Seminário Intermunicipal do Projovem Adolescente. O evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e teve como tema ‘A Política Nacional de Assistência Social e o Serviço de Fortalecimento de Vínculos Projovem Adolescente’.

O objetivo do seminário foi capacitar os técnicos que atuam junto ao serviço. Na abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Marta Moura, parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação que é creditada aos adolescentes. “A ajuda coletiva é um dos fatores para que desde 2002 o Brasil venha apresentando mudanças significativas no âmbito da assistência social”, afirmou.

A diretora de Assistência Social, Temis Gondim, ressaltou a importância da valorização da PMJP aos programas e serviços que são destinados aos adolescentes. “São esses adolescentes o nosso presente, o presente do nosso país,” afirmou.

Segundo o assistente social e coordenador do Projovem Adolescente, Lázarro Joaquim, o I Seminário Intermunicipal do Projovem Adolescente foi um momento de troca de experiências da execução do programa em alguns municípios da Paraíba. “O Projovem Adolescente de João Pessoa tem sido referência no atendimento no Estado. Por isso, esse encontro foi tão importante, para debatermos nossas experiências”.

Estiveram presentes ao encontro técnicos dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Caaporã, Itatuba, Pitimbu, João Pessoa e Conde.

Projovem Adolescente – O programa é um serviço de convivência para adolescentes de 15 a 17 anos beneficiários do Bolsa Família e egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Também absorve jovens encaminhados por meio do serviço de medidas socioeducativas.

Tem a proposta de trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a formação cidadã dos adolescentes e a formação técnica geral para o mundo do trabalho com possíveis encaminhamentos para o programa Jovem Aprendiz.