I Simpósio Paraibano de Atenção Domiciliar traça estratégias para melhorar serviço
Com o objetivo de buscar estratégias para melhorar o serviço destinado às pessoas que precisam de atendimento na própria residência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, na noite dessa quinta-feira (28), ao I Simpósio Paraibano de Atenção Domiciliar (SAD). A abertura teve a presença do médico Aristides Vitorino de Oliveira Neto, coordenador nacional da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, e contou com apresentações do Consultório na Rua e do Coral em Libras do SAD.
No evento, foram lançados a cartilha e o folder do SAD e apresentado o Manejo Multiprofissional do Portador de Feridas, que servirá para toda a rede de saúde de João Pessoa. O Serviço de Atenção Domiciliar hoje alcança 100% de cobertura no município. “A ampliação do SAD para toda a cidade é a nova estratégia do Ministério da Saúde para desafogar leitos de hospitais e proporcionar mais conforto aos pacientes”, disse o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio. Segundo ele, alguns pacientes em fila para cirurgias podem esperar o procedimento em casa, com o cuidado da equipe multiprofissional do serviço e o apoio dos familiares.
No simpósio, conforme esclareceu Gilanne Ferreira, uma das responsáveis pela rede SAD em João Pessoa, a intenção é traçar elementos que ajudem na melhoria do serviço e montar estratégias para ampliar o atendimento. O evento, que acontece durante todo o dia desta sexta-feira (29), no auditório do Unipê, envolve profissionais da rede municipal de João Pessoa, de municípios adjacentes, de serviços privados de Atenção Domiciliar, professores e estudantes que fazem parte da Rede Escola, além de representantes do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
O programa – Por meio de equipes multiprofissionais, o serviço qualifica o cuidado de usuários que necessitam de atendimento na própria residência. Uma pessoa acamada cadastrada no SAD pode receber cuidados profissionais de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros sem precisar sair de casa, com o suporte diferenciado dessa equipe de saúde.
Um total de sete equipes multiprofissionais integra o serviço em João Pessoa, que conta com assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem. Além dos profissionais, oito veículos estão disponíveis para conduzir equipes e material às residências.