ICV recebe prêmio no II Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da Paraíba

Por Ascom/SMS - em 1034

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Profissionais do Instituto Cândida Vargas (ICV) da rede municipal de saúde, foram premiados pelo trabalho ‘Cuidado às mulheres lésbicas, bissexuais e homens trans em uma maternidade pública’, apresentado no II Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da Paraíba. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), no mês de agosto.

Esse trabalho foi inscrito na área temática “Direitos Sexuais e Reprodutivos” e trata-se de um relato de experiência referente às atividades formativas do centro de estudos voltadas para os trabalhadores da instituição.

“Esse é um reconhecimento para o Instituto Cândida Vargas e para todos que compõem o quadro da maternidade, em valorização ao seu público, profissionais e principalmente ao SUS”, destacou Sandra Dias, do Centro de Estudos do ICV. “A Instituição trabalha arduamente para adotar as melhores práticas no que diz respeito ao cuidado com as mulheres e seus recém-nascidos” disse.

O Encontro foi organizado em três áreas temáticas: Direitos Sexuais e Reprodutivos; Cuidados Maternos e Infantis; e Assistência Neonatal. De cada área foi escolhido o melhor trabalho pela comissão organizadora do evento, a partir do critério de do trabalho ter demonstrado algum tipo de inovação na assistência ao parto e nascimento.

“O reconhecimento do esforço institucional, por meio da educação permanente com os trabalhadores do serviço, de se garantir uma assistência de qualidade e isenta de preconceitos e discriminação de qualquer natureza, e no caso, de gênero e orientação sexual”, completou Sandra Dias.

Os trabalhos foram apresentados na modalidade de rodas de conversas, em que os relatores apresentavam suas experiências de promoção do cuidado às mulheres.

Centro de Estudos – É um setor no âmbito do ICV responsável por: Fortalecer a articulação ensino-serviço e Implementar a Educação Permanente em Saúde na Instituição. Suas funções são a de regulação/ acompanhamento da inserção dos estudantes provenientes da Rede Escola (graduandos e residentes) e promoção de espaços e momentos de formação e reflexão dos processos de trabalho e organização da Instituição.