Idosos participam de aulão de zumba e lotam Parque da Lagoa

Por Felipe Silveira - em 840

Uma tarde inteira de diversão. Assim foi esta quarta-feira (25) para centenas de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). É que eles participaram de um aulão de zumba e lotaram a área do deck do Parque da Lagoa Sólon de Lucena, no Centro da Capital. Uma mistura de alegria e qualidade de vida para as pessoas da melhor idade.

A atividade fez parte da Semana de Esporte e Recreação, da Colônia de Férias, destinada aos usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). “Temos cerca de quatrocentos idosos assistidos pelos CRAS de todos os bairros de João Pessoa. Esse evento é muito importante porque estamos aqui no Parque da Lagoa garantindo os direitos dos idosos ao lazer, ao esporte e a convivência comunitária”, afirmou Bethânia Patrício, coordenadora de Proteção Social Básica da Sedes.

Quem participou do aulão de zumba estava empolgado com os ritmos. Foi o caso da aposentada Elza Ferreira da Rocha, do bairro Padre Zé. “Já dancei muito aqui e foi um passeio incrível. Física é saúde e mais num lugar lindo desses, foi agradável demais. Já fizemos em outros locais, mas esse foi maravilhoso. Venho toda vez agora”, relatou.

A aposentada Maria José Diniz, de 74 anos, também era só elogios. “Faço questão de dizer minha idade onde eu chego, porque me orgulho dela. São setenta e quatro anos muito bem vividos. Também por causa do Centro de Referência da Assistência Social que sempre promove este tipo de evento. Isso aqui é uma bênção de Deus nas nossas vidas”, afirmou.

Qualidade de vida era mesmo a expressão usada pelos participantes do aulão. Um exemplo disso é a aposentada Vanda Maria da Conceição, do Padre Zé. “Tenho muitos problemas de coluna e dor nas pernas. Além das taxas de colesterol e glicemia altas. Mas você acredita que não sinto nada quando estou aqui? Até eu fico impressionada. Dançar faz bem ao corpo e a alma”, disse emocionada.

E faz mesmo. É o que comprova a educadora física do projeto João Pessoa Vida Saudável da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Oliveira. “São diversos os benefícios da dança. Movimentar o corpo melhora a circulação sanguínea, fortalece os ossos e os músculos, além de prevenir doenças e diminuir o sedentarismo e o estresse”, revelou.

Logo após o aulão, que durou cerca de uma hora, os idosos fizeram um lanche saudável, com direito a diversas frutas, como melancias, bananas e melão. Também foi disponibilizada água para quem quisesse se refrescar durante o aulão de dança.

Colônia de Férias – A ação teve início no dia último dia 18 e, diariamente, vem integrando crianças, jovens e adultos em atividades de lazer e esporte. Dentre elas, passeios a atrativos turísticos da cidade, brincadeiras, oficinas de artes e competições esportivas entre os bairros. A programação se encerra no dia 03 de fevereiro.