III Fórum da Rede Escola discute práticas e ideias para a Educação em Saúde

Por - em 486

Rebeka Paiva

 

Na manhã desta quarta-feira (19) aconteceu, no auditório do Centro de Ciências Médicas da UFPB, o III Fórum da Rede Escola, uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do setor de Gerencia da Educação em Saúde do município e parceria com várias instituições de ensino superior.

Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores, gestores, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município participaram do evento, que teve como tema “Educação Permanente em Saúde e suas influências nos cenários de prática em João Pessoa”.

“O fórum é um espaço que permite o diálogo entre os atores envolvidos nos nossos cenários de práticas, aqui temos gestores, estudantes, usuários, trabalhadores, professores refletindo coletivamente sobre a importância da educação permanente em saúde na nossa rede de atenção, o que contribuirá para o fortalecimento no SUS”, comenta Manuela Ribeiro, diretora de Atenção a Saúde do município.

De acordo com Daniela Pimentel, gerente da Educação na Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Fórum promove uma discussão sobre a educação permanente em saúde. “O fórum é de extrema importância pelo debate que promove, é uma oportunidade bem democrática para que as pessoas que atuam na rede escola possam expor suas experiências, dificuldade e sugerir melhorias para a Rede e assim nós da gestão podemos ter mais uma forma de medir como anda o serviço”, explica Daniela.

A estudante de enfermagem Maria Luisa participou pela primeira vez do Fórum e destacou sua importância. “Esse é o momento para que haja uma interação e uma troca de saber entre as pessoas, até porque a rede escola é isso, uma grande troca onde cada um aprende um pouquinho, esse é o momento de contribuirmos um pouco mais com o serviço e isso ajuda a melhorar a oferta e a forma como é ofertado esse serviço aos usuários. Participar de debates como esse desde a minha graduação é extremamente importante para a minha formação e para a futura profissional que irei me tornar”, disse a estudante.

José Lins, que ficou sabendo do evento através da apoiadora da Unidade de Saúde que frequenta, também destaca a importância da realização do Fórum. “Quando fiquei sabendo achei a proposta muito interessante, é importante que os gestores coloquem esses espaços de debate, mas mais importante ainda é que a gente, a própria população, participe também assim podemos contribuir com nossas experiências para que o serviço melhore”, comenta.

O que é – A Rede Escola é formada pelas instituições de ensino do município, gestores da Secretaria de Saúde, profissionais da atenção básica e líderes do movimento estudantil para firmar parcerias e constituir um espaço de aprendizagem em saúde.

O projeto busca planejar, pactuar e acompanhar as atividades desenvolvidas na rede municipal com a finalidade de melhorar a organização dos serviços e contribuir na formação dos profissionais que atuam na área de saúde, objetivando a garantia e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).