Instituto Cândida Vargas orienta que toda mulher que amamenta pode ser doadora de leite

Por Ascom/SMS - em 761

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Banco de Leite Zilda Arns da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo uma série de atividades em alusão à Semana Nacional de Doação de Leite Humano. A programação segue até o dia 24 de maio, com orientações nas maternidades e Unidades de Saúde de João Pessoa sobre amamentação, incentivo ao aleitamento materno e importância da doação de leite.

A programação tem objetivo de mobilizar a população sobre a importância da doação de leite materno, tendo como finalidade, mostrar para as mães que estão amamentando que elas podem ser doadoras e apontar os benefícios da amamentação para as usuárias do serviço.

“É uma mobilização da família. Mulheres gestantes e as que já tiveram bebês, puérperas, pais, avós, enfim, é um orientação e conscientização para toda família tanto sobre amamentação como para doação de leite materno, pois todos no núcleo familiar participam desse processo e devem estar bem presentes”, explica Danielle Maciel, coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns.

Banco de Leite – O Banco de Leite Zilda Arns atende atualmente bebês prematuros internos no Instituto Cândida Vargas (ICV), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN), Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Método Canguru que estão impossibilitados de sugar o leite diretamente do seio da mãe.

Atualmente o hospital está com estoque para 15 dias. São utilizados cerca de 80 litros de leite por mês, totalmente destinados a alimentação dos bebês internos, prematuros, com baixo peso e que não conseguem sugar no seio os seios da mãe. “Temos sempre que, juntamente com a população, dialogar sobre a importância da amamentação e, quem puder doar, nos ajudar em aumentar nosso estoque para garantir os cuidados dos bebês que precisam no Instituto Cândida Vargas. É um pouco de amor que ajuda a cuidar e salvar muitas vidas”, ressalta Danielle.

Para ser doadora – É necessário entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3214-1390 ou ir pessoalmente ao Instituto Cândida Vargas, que fica na Avenida Coremas, no bairro de Jaguaribe. O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade dispõe de posto de coleta, atendimento de enfermagem para as mães que precisam de auxílio e orientações, além de um serviço de coleta domiciliar.

Doação de frascos – Durante a semana também será incentivada a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.