Instituto Cândida Vargas realiza encontro com mães do Método Canguru

Por - em 851

Thibério Rodrigues

 

O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou o Encontro das Mães Canguru para homenagear as mulheres internas e as que já passaram pelo método desenvolvido dentro da maternidade. Durante o evento, as mães puderam trocar experiências e incentivar umas às outras sobre o enfrentamento das dificuldades nos primeiros meses de vida de seus filhos.foto.ivomar Gomes Pereira (67)

O Método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado com ambos. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.

Para o secretário adjunto da Saúde, José Maria de França, o sucesso do método é um reflexo do trabalho desenvolvido no Instituto. “A maternidade atende a mães da Paraíba como um todo, sendo respeitada pela sua prestação de serviço e ver os depoimentos das mães é o que torna esse trabalho mais gratificante”, afirmou.

“Esse encontro serve para as mães que já passaram pelo serviço possam dar seus depoimentos e passar força para as mulheres que estão internas com seus bebês. Muitas vezes, elas acham que não irão mais sair e, na prática, não é o que acontece”, declarou Euda Maria Aranda, coordenadora do Método Mãe Canguru no ICV.

foto.ivomar Gomes Pereira (7)A professora Sharlene Lima é uma das genitoras que passou pelo método e ficou internada no ICV com seu bebê durante um mês. Hoje, sua filha está com dois meses. “Quando ela nasceu, ficou na incubadora e eu não tinha forças para levantar da cama. Só conseguia pegar na sua mãozinha. A melhor notícia que eu recebi é que iria ficar no Método Canguru e que nós duas iríamos ficar perto uma da outra”, recordou.

Mãe Canguru – O método já é desenvolvido no Instituto Cândida Vargas há 16 anos. Entre os benefícios, o método estimula o aleitamento materno, diminui o risco de infecção hospitalar, ajuda aos pais a aprenderem os cuidados com o seu bebê e, com isso, terem maior autoconfiança após a alta hospitalar.

ICV – Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o ICV oferece desde acompanhamento pré-natal até um Banco de Leite, para os casos da mãe que não consegue amamentar. Além de trabalhar na realização do parto, o instituto integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. Para as mulheres que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós-parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.