Instituto Cândida Vargas realiza oficina de educação para o aleitamento materno

Por - em 607

Luís Sousa e Lílian Pedreira

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Em referência a Semana do Bebê, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o apoio da Unicef e de empresas privadas, o Instituto Cândida Vargas (ICV) promove nesta semana atividades visando a qualidade de vida do recém-nascido. A programação desta terça-feira (26), conta com a realização de oficinas de educação para o aleitamento materno.

Na primeira oficina foram distribuídos kits com materiais educativos, aventais ilustrativos e bonecas, que simulam bebês para serem utilizados nas ações para alertar e orientar sobre importância do aleitamento materno. Os materiais serão utilizados pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família nas oficinas providas para as usuários.

“Queremos conscientizar a população e os profissionais de saúde para importância sobre o pré-natal e como é que precisa ser feito a abordagem de saúde com a atenção hospitalar. As promoções de saúde estão sendo realizadas de forma lúdica, dinâmica e ilustrativa para atrair a atenção dos usuários nas Unidades”, destacou Bruna Grasiele, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Aleitamento Materno (Nepam).

As apoiadoras dos distritos sanitários serão elementos multiplicadores das informações ministradas na oficina de educação para o Aleitamento Materno. “Essas formações tornam as equipes mais independentes com abordagem psicológica no sentido da depressão pós parto e com educações de amamentação, já que estão participando desse treinamento nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, entre outras especialidades”, completou Bruna Grazielle.

As oficinas serão realizadas de forma continuada para formação de tutores de aleitamento materno nos distritos sanitários. Os profissionais do Instituto Cândida Vargas vão orientar, acompanhar e monitorar as atividades realizadas pelas unidades.

A nutricionista e apoiadora do Distrito Sanitário V, participou da oficina e destacou a importância desta capacitação para contribuição da promoção à saúde na rede municipal. “É um momento de atualização e conhecer como esses programas de aleitamento materno promovido pela maternidade. Nós iremos levar para nossos distritos, compartilhar com nossas unidades e reforçar o trabalho que já estamos realizando, que é conscientizar as mães que o leite materno já possui todos os nutrientes que os bebês precisam”, ressaltou.

D R T . R J .15855.

D R T . R J .15855.

“Essa oficina é voltada para os profissionais da Atenção Básica, da SMS. Estamos fornecendo material didático para os Distritos Sanitários, em prol da promoção e proteção do aleitamento materno. Treinamos os profissionais para que eles possam multiplicar as informações e levem a importância do aleitamento materno para as Unidades de Saúde da Família (USF)”, explica a coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, Daniele Maciel.

As ações da Semana do Bebê acontecem até o dia 31 de maio e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para crianças até seis anos.

Atividades – “Aqui no ICV, nesta quarta-feira (27) realizaremos uma palestra sobre saúde mental no puerpério, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), para detectar manifestações psiquiátricas na mulher, após o parto. Na quinta-feira (28), vamos fazer uma palestra sobre a terceira etapa do Método Canguru”, complementou Daniele Maciel.

A Semana do Bebê conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Unimed e o Instituto Camargo Corrêa que trabalha com projetos voltados para ações sociais nas comunidades e da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

Lei Municipal – A lei municipal 13.018, sancionada no último dia 22 de maio, institui a Semana Bebê, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do município de João Pessoa e, que será realizada anualmente, na última semana do mês de maio. Técnicos da SMS enviaram o projeto para frente parlamentar de defesa da criança e do adolescente.

A proposta tem como objetivo contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 à 3 anos; diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce; informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira e primeiríssima infância; e, conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento no município de João Pessoa, no âmbito intersecretarial e interinstitucional.

Semana do Bebê – A iniciativa é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos.

De acordo com a Unicef, nesta edição 594 municípios aderiram ao movimento e estarão com atividades direcionadas a intensificação do cuidado à saúde da criança.

A Campanha trás como evidência o acesso das gestantes ao pré-natal, o incentivo ao aleitamento materno, a redução da gravidez na adolescência e o incentivo e fomento às ações em prol da Redução da Mortalidade Infantil.

A proposta é reunir esforços em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. No Brasil, cada município define a data e as ações a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

ICV – O Instituto Cândida Vargas realiza mais de 700 partos por mês. Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o ICV oferece desde acompanhamento pré-natal até um Banco de Leite, para os casos da mãe que não conseguir amamentar.

Além de trabalhar na realização do parto, o instituto integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós-parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.

Programação:

 

DATA LOCAL HORÁRIO ATIVIDADE
27/05 CREI Creuza Pires – Bairro São José 08H às 10H Oficina das frutas com as crianças para incentivo de uma alimentação saudável, realizada pela equipe da USF São José Integrada.
Auditório do ICV 9h às 11h Saúde Mental da Puérpera
CREI Fabiano Lucena Bairro das Indústrias 9h Inauguração e entrega do CREI para a comunidade
HMV 14h -16h Grupo Terapia do Riso
USF José Américo 8h às 10h/ 14h às 16h Oficina sobre Acolhimento
28/05 CRAS – Ilha do Bispo 8h CAMINHADA
Auditório do ICV 9h às 11h Método Canguru 3ª Etapa: A importância da continuidade da Assistência a criança Pré-matura
USF Quatro Estações – Mangabeira 9h Inauguração da sala de apoio à Amamentação
CREI Ilha do Bispo 14h às 16h OFICINA SHANTALA
HMV 14h Rodas de Conversas/oficina: Prevenção de Violências contra a criança, Higiene e Alimentação na 1ª infância. 14:00hs
15h Inauguração da minicozinha do lactário do Hospital Municipal Valentina
USF São José Integrada 07H às 11H Oficina de leitura; dinâmica sobre alimentação saudável; brincadeiras; sorteio de brindes para as crianças que estiverem com o calendário de vacinação atualizado.
29/05 CREI Rita Gadelha – Bancários 9h Entrega dos Equipamentos Antropométricos do Programa Saúde na Escola para Vigilância Alimentar e Nutricional
CREI Glória Cunha Lima – Valentina 14h Roda de Conversa: Higiene Pessoal, Saúde Bucal (primeira dentição), alimentação saudável, prevenção de acidentes
EMEF Frutuoso Barbosa 8h às 11h

14h às 17h

Oficina de Contação de Histórias
30/05 Praça Costa e Silva 15h às 17h Circuito de Brincar
Busto de Tamandaré 7h às 10h Apresentação do teatro Fénix; oficina sobre alimentação saudável; oficina da leitura; espaço de pintura no rosto; circuito de brincadeiras; lanche e distribuição de brindes.
Ilha do Bispo CRAIS 14h às 17h Feira de Serviços
USF Quatro Estações 7h às 10h Oficina: “Ler também é brincar… a importância do resgate as brincadeiras populares e a alimentação saudável”
31/05 Busto de Tamandaré 6h – 7h30m Passeio Ciclístico
7h – 7h30m Mini carreata de bebês
7h30m – 8h30m Café da Manhã para os ciclistas
8h30m – 9h Cerimônia de Encerramento: Presença das mães + autoridades