Instituto Cândida Vargas recebe doações para trigêmeos

Por Thadeu Rodrigues - em 1139

S VE T. 15855.

O Instituto Cândida Vargas (ICV) está recebendo doações para os trigêmeos filhos de Maria da Penha, nascidos na semana passada. A diretora Multiprofissional, Lisieux Pires, afirma que o ICV sempre recebe doações, mas o caso dos trigêmeos chama a atenção, o que resultou em uma campanha na TV e outra entre funcionários do Distrito II de Saúde. Este é o terceiro Natal consecutivo com trigêmeos no ICV.

 

“Normalmente as doações são de fraldas, materiais de higiene íntima para a mãe e roupinhas para os bebês. Temos doadores fixos, mas os próprios pacientes se solidarizam. Muitas mães e pais dividem o enxoval com aqueles menos favorecidos. No caso dos trigêmeos, é muito importante que as pessoas continuem doando, porque a família está precisando deste apoio”, conta Lisieux Pires.

 

Na confraternização dos funcionários do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Distrito II, a diretora Joyce Virgolino teve a ideia de substituir a troca de presentes pela doação de fraldas aos trigêmeos. “O que estamos doando é pouco, mas ajuda. É de coração. Neste momento, eles precisam muito de fraldas, então todos podem contribuir nesta época de Natal”, afirma Joyce Virgolino.

 

Os trigêmeos Sofia, Isaías e Noemi nasceram no dia 13, após 34 semanas de gestação. Sofia e Isaías estão com a mãe, Maria da Penha Bernardo, no método Canguru, e Noemi está na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin). As crianças nasceram com peso diverso: 1.676 gramas, 1.300 gramas e 1.148 gramas, respectivamente.

 

Maria da Penha já é mãe de outras duas crianças (de três e cinco anos) e conta que está muito feliz com a experiência, mas se assustou quando, ainda nas primeiras semanas de gestação, soube que daria à luz a três bebês.

 

“As doações vão ajudar muito. Estamos muito gratos por todos que estão contribuindo e pedimos o apoio de quem puder ajudar”, afirma Maria da Penha, que, além do marido Isaías, está recebendo a ajuda da vizinha Lenira Silva.