Instituto Cândida Vargas tem núcleo de avaliação de tecnologias em saúde

Por - em 653

Thibério Rodrigues

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Com a finalidade de garantir a segurança dos usuários, o Instituto Cândida Vargas (ICV), da Rede Municipal de João Pessoa, conta com o um núcleo específico para avaliar novas tecnologias em medicamentos, exames diagnósticos, equipamentos hospitalares, entre outras.

Composto por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros e farmacêuticos, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde tem o objetivo de contribuir com o uso racional de tecnologias em saúde, estimulando a prática de saúde baseada em evidências, com garantia de eficácia, segurança, qualidade e efetividade em suas ações.

“Por meio do núcleo, estamos prevenindo também os eventos adversos e erros advindos do uso inadequado das tecnologias, assim como avaliando os benefícios do investimento em novas tecnologias, além do adequado gerenciamento daquelas já incorporadas, auxiliando no final as políticas de saúde”, explicou Patrícia Trindade, coordenadora do NATS.

Ainda de acordo com Patrícia, o núcleo promove palestras e emite boletins para profissionais da área com o objetivo de difundir o conhecimento sobre incorporação e avaliação de tecnologias em saúde. Além disso, os integrantes do núcleo passam periodicamente por treinamentos.

O NATS foi instituído na Cândida Vargas em dezembro de 2013, sendo o ICV um dos 19 hospitais do país e o único da Paraíba a ter este tipo de núcleo, segundo informações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).