Iphaep aprova por unanimidade projeto de revitalização do Parque Solon de Lucena
O projeto elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a revitalização do Parque Solon de Lucena foi aprovado por unanimidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep). A decisão, informada oficialmente na noite desta quarta-feira (4), possibilita o início de uma nova etapa da obra, que inclui a urbanização e o paisagismo do novo parque.
“A Secretaria de Planejamento fez um grande esforço para elaborar um projeto criterioso, que atendesse às exigências de conservação do Patrimônio mas, ao mesmo tempo, conseguisse desenvolver uma nova ideia de parque, apto para receber as famílias e virar um espaço de lazer e prática esportiva”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Ficamos felizes que o Iphaep tenha compreendido o valor e a importância desse projeto”.
Com a aprovação do projeto paisagístico, a PMJP poderá dar início ao processo de licitação que vai determinar a empresa responsável pela execução da obra. O projeto prevê o fechamento do anel interno da Lagoa e a criação de novos espaços de convivência e contemplação da natureza, além áreas de cultura e apresentações artísticas.
O projeto prevê ainda a construção de uma área com quadra poliesportiva, vôlei de praia, pista de cooper, pista de skate, ciclovia, local para aluguel de bicicletas e esporte náuticos, como pedalinho, caiaques e canoagem, tudo com iluminação e segurança de alto padrão. O parque também vai contar com espaços voltados para o comércio.
Lagoa – Na primeira parte do projeto de criação do parque, a PMJP garantiu a revitalização da Lagoa, que foi totalmente desassoreada, ganhando cerca de 3,5m em profundidade. O reservatório também ganhou um túnel de escoamento, que vai redirecionar o excesso de água para o Rio Sanhauá, e um anel sanitário, que tem como função desviar as redes clandestinas de esgotos, impedindo a poluição das águas.