IX Conferência Municipal da Assistência Social escolhe delegados para evento estadual

Por - em 425

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) encerram nesta quinta-feira (1°) a IX Conferência Municipal da Assistência Social. O evento, que teve início na última terça-feira (29), será realizado no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Avenida Epitácio Pessoa.

A plenária encerrou a Conferência após a escolha dos vinte delegados que irão para a Conferência Estadual, a ser realizada no próximo mês de outubro.

Durante três dias, cerca de quatrocentos profissionais da assistência social do âmbito governamental, de entidades não governamentais e da sociedade civil, discutiram, elaboraram e votaram propostas em seis eixos estratégicos dentro do tema “A Gestão Social e o Co-financiamento  do Sistema Único da Assistência Social – SUAS”. As propostas votadas e deliberadas serão encaminhadas para a aprovação da Conferência Estadual.

O Conselheiro Nacional da Assistência, Anderson Miranda, que veio para a conferência discutir o programa de co-financiamento do SUAS, afirmou que esse é o momento de se cobrar um maior orçamento para a assistência social. “O processo de conferências sociais deve ser realizado de forma a fortalecer o compromisso e a responsabilidade com o sócio assistencial”, ressaltou.

Fortalecimento da gestão – A presidente do Conselho da Assistência, Dalnes Freitas Gondim, avaliou a IX Conferência como “bastante positiva”, levando em consideração a grande participação do usuário do SUAS e as discussões das propostas que, segundo ela, vão ajudar  na melhoria dos serviços e fortalecimento da gestão municipal.

“Nestes nove anos, essa foi o evento que contou com a maior participação dos nossos beneficiários, 59 pessoas usuárias de vários serviços”, afirmou Dalnes. Ela também avaliou como “muito boas” as perspectivas com relação ao co-financiamento do SUAS para a cidade de João Pessoa.