João Pessoa e Cabedelo promovem Dia D de combate a leptospirose nesta segunda

Por - em 392

Combater a leptospirose nos bairros limites entre João Pessoa e Cabedelo. Este é o principal objetivo da ação conjunta entre as secretarias municipais de saúde destes municípios. As ações tiveram início na segunda-feira (08) e serão encerradas nesta segunda-feira (15), quando acontece o Dia D de desratização.

São Luiz, São Gabriel e São Mateus são os bairros favorecidos. Parte desses bairros está em João Pessoa e outra parte em Cabedelo. De acordo com Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, a parceria com o município de Cabedelo é imprescindível para que a ação surta efeito. “Os roedores não tem noção de limites entre cidades. Há manifestação de roedores em toda uma região e, por isso, a Prefeitura de Cabedelo foi chamada, pois não adianta desratizar um lado e o outro não passar pelo mesmo processo”, destacou.

Segundo Nilton, de 8 a 12 aconteceu um trabalho educativo e de divulgação da ação nos bairros que serão alvo da desratização. No dia 15, a ação ocorre casa a casa, em busca de tocas. “Na parte de João Pessoa, serão 15 pessoas envolvidas na ação. É uma ação preventiva, porque aquela área tem histórico de alagamentos e a leptospirose é uma doença de veiculação hídrica, transmitida por meio da urina dos ratos”, disse Nilton.

O coordenador enfatizou que o trabalho de prevenção da leptospirose será intensificado neste segundo semestre, inclusive com aumento das equipes que vão trabalhar nesse intento.