João Pessoa em Ação chega à comunidade São Rafael nesta terça-feira (17)

Por Larissa Claro - em 785

As intervenções de caráter preventivo do programa João Pessoa em Ação chegam esta semana à comunidade São Rafael. Com uma equipe aquática e apoio de uma escavadeira hidráulica, as atividades de limpeza e desassoreamento serão concentradas no rio Jaguaribe, nas imediações da Avenida Pedro II.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP), responsável pela coordenação do programa, ainda realiza um trabalho paralelo no trecho do rio que fica próximo a Avenida Epitácio Pessoa.

O diretor de Minimização de Desastre da Defesa Civil, Alberto Sabino, ressalta que o objetivo dessas ações é minimizar as ocorrências decorrentes dos efeitos das chuvas e lembra que o programa também tem a finalidade de estabelecer ações em toda cidade, seja nas questões relacionadas a alagamentos e inundações de vias urbanas, como na limpeza e conservação de drenagens e ações humanitária nas zonas de risco da cidade.

Além dos resíduos de mata ciliar que causam o assoreamento do rio, Sabino ressalta que ainda são encontrados nestas ações objetos descartados pelos próprios moradores, a exemplo de eletrodomésticos e móveis sem utilização. “É importante que a comunidade, especialmente a ribeirinha, que mora a margem do rio, tenha a consciência de não jogar lixo no rio, para evitar justamente as inundações”, reforçou Sabino.

A primeira comunidade a receber o João Pessoa em Ação este ano foi a Tito Silva, considerada uma área problemática em razão das várias famílias que vivem no entorno. Como o programa tem caráter preventivo, ele seguirá permanentemente durante todo o ano.

João Pessoa em Ação – Implantado pela PMJP em 2013, o programa acontece todos os anos, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.

Além da Defesa Civil, integram a força-tarefa as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Guarda Municipal e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Ainda são parceiros da iniciativa o Corpo de Bombeiros, Energisa e Cagepa.