João Pessoa fica mais verde com plantio de seis mil árvores da Mata Atlântica
A cidade de João Pessoa, já conhecida por ser uma das mais arborizadas do Brasil, ficará ainda mais verde. É que o projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’ entra na sua segunda etapa neste sábado (15) com a distribuição de mudas de plantas, apresentações musicais e atividades lúdicas na Praça do Coqueiral em Mangabeira. O evento, previsto para iniciar às 10h, contará com a presença do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo e faz parte das comemorações do aniversário da Capital.
Durante essa etapa, serão distribuídas mais de seis mil mudas de espécies da Mata Atlântica e cada uma das 14 regiões do Orçamento Participativo receberá 430 árvores
“A Prefeitura de João Pessoa pensa não só na qualidade vida atual da população mas, principalmente, no futuro das próximas gerações. E o mais importante é que estaremos plantando espécies da Mata Atlântica e conscientizando o cidadão de que é preciso preservar o meio ambiente cada vez mais”, afirmou o prefeito.
A segunda etapa do projeto ‘João Pessoa Cidade Jardim’ funcionará da seguinte forma: toda semana, uma região do Orçamento Participativo é escolhida e, nela, serão plantadas 430 mudas ao longo da semana. “Fizemos um mapeamento de toda cidade e elegemos avenidas, praças e canteiros centrais para o plantio. Vamos começar pela terceira região por ser um dos pontos com baixo índice de cobertura vegetal”, disse a secretária de Meio Ambiente, Daniela Bandeira.
A Capital paraibana possui duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam como verdadeiros “pulmões”, além de aliviar o avanço da poluição. Tanto o Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, quanto a Mata do Buraquinho, transformada em Jardim Botânico, conseguem manter a temperatura mais estável e branda, mesmo durante o verão.
“A falta de árvores nos bairros tem se destacado cada vez mais no processo de urbanização de João Pessoa. A verticalização pode ser um dos motivos para ausência de áreas verde e esses fatores contribuem até para as mudanças climáticas, tornando esses lugares mais quentes. Por causa disso, a Prefeitura tem desenvolvido diversas ações, dentre elas, esse projeto que visa tornar a Capital mais arborizada”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo.
‘João Pessoa Cidade Jardim’ – O projeto iniciou em maio de 2013 e já contemplou mais de trinta áreas públicas, como avenidas, praças e canteiros centrais. A ação é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) com a Diretoria de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Além do paisagismo do local, o projeto entra nesta segunda etapa com a plantação de 6.020 mudas de árvores nativas.