‘João Pessoa Vida Saudável’ incentiva prática de atividades físicas
A cada inicio de ano, muitas pessoas prometem incluir mais atividades físicas no seu dia a dia, com intuito de mudar os hábitos que tragam prejuízos à saúde e ter uma rotina mais saudável. Para auxiliar as pessoas a saírem da rotina e se exercitar, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Educação (Sedec) desenvolve o projeto João Pessoa Vida Saudável.
O projeto, que no inicio acontecia em apenas seis praças, hoje, atinge outras 15 praças, que estão localizadas nos cinco Distritos Sanitários da cidade, além de seis Unidades de Saúde da Família (USF), Clube da Pessoa Idosa e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Cirandar (CAPSI). De acordo com os coordenadores do projeto, a ideia de criar uma ação dessa dimensão surgiu após se perceber o elevado índice de sedentarismo que atingia os cidadãos.
O público atendido no projeto parte da procura espontânea, bastando apenas que ele vá á uma praça onde esteja acontecendo as atividades e faça a sua inscrição. “Os interessados são incentivados também a fazerem uma ficha na Unidade de Saúde da Família de referencia, mas próxima da residência da usuária, e em alguns casos, é necessário que o usuário seja submetido a exames médicos”, destacou Ellen Correia, coordenadora do PJPVS.
Ao todo, são 38 professores e dois coordenadores ajudam a levar qualidade de vida aos projetos nas praças, por meio de atividades físicas para toda a população. Todas as atividades são supervisionadas por profissionais. Dentre os temas trabalhados nas aulas, estão alongamentos, aeróbica e dança.
Na praça – Na Praça Soares Madruga, onde o projeto é desenvolvido no bairro do Valentina Figueiredo, são atendidas cerca de 200 pessoas. As aulas acontecem no turno manhã das 5h30 às 7h30, e à tarde das 16h30 às 19h30 sob a orientação dos educadores Michele Almeida e Felipe Frasão.
“Antes de iniciar os treinos, todos os alunos são submetidos á anaminese, uma espécie de consulta para saber se o mesmo possui alguma limitação, comentou a professora Michelle Almeida. “O nosso objetivo é conhecer o usuário como um todo. “Conhecendo a história, condição física e psicológica além de histórico de doenças na família,” completou a professora.
A educadora comentou também que, através de atividades físicas regulares, é possível evitar diversas doenças. “Por meio das aulas, conseguimos tanto prevenir doenças como diabetes e hipertensão, como também proporcionar uma vida melhor para quem já possui algumas doenças crônicas, tirando o usuário do sedentarismo e trazendo-o para uma vida ativa”, explicou.
“Comecei 2015 de um jeito diferente. Tenho como objetivo perder peso e manter a saúde em dia, já que no ano passado, eu comí muita besteira e ganhei uns quilinhos, o que me trouxe prejuízos à saúde.” Este é o relato da dona de casa Jéssica Santos, que está no seu segundo dia de atividades no projeto “João Pessoa Vida Saudável” e por meio de exames de rotina descobriu que possui problemas cardíacos e ansiedade.
“Eu descobri esse projeto quando vinha do trabalho e olhava muitas pessoas reunidas na praça. Foi quando, por curiosidade, procurei o professor, compreendi a essência do projeto e fiz minha matrícula. Desde então, tenho uma vida melhor.” Esse é o relato da dona de casa Maria do Livramento, participante do projeto no bairro Valentina Figueiredo, que tem problemas hipertensão e reumatismo e faz atividades para manutenção da saúde. A usuária já participa do projeto “João Pessoa Vida Saudável” há mais de três anos.
Ainda, de acordo com a coordenadora do projeto, esses espaços desenvolvem atividades que vão além do bem estar físico. “Através desses encontros, nós estamos auxiliando toda a população a construir hábitos de vida saudáveis e estimulando o convívio social,” ressaltou.
Como participar – Desenvolvido desde 2007, o João Pessoa Vida Saudável beneficia mais 4,6 mil pessoas. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos pólos que oferecem as aulas e procurar o orientador.
Confira os locais onde participar do João Pessoa Vida Saudável:
DISTRITO I
Praça Dr. Lauro Wanderley – Oitizeiro (Funcionários I)
Rua Doutor lauro Wanderley
Praça Aquiles Leão (Onze) – Jaguaribe
Rua Prefeito Oswaldo
Praça das Mangueiras – Alto do Mateus
Rua José de Abreu
Praça Dona Nalva – Costa e Silva
Rua/Avenida Estevão D´Vila – Cruz das Armas
USF Cruz das Armas VII e IX – Cruz das Armas
Praça Prof. Adolfo – Conj. Esplanada I
Rua Luzia Olívia de Oliveira
DISTRITO II
Praça Manoel Pereira Júnior (Bela) – Funcionários II
Rua Jesse da Costa Cabral
Praça Erasmo Lucena – Cristo Redentor
Rua Professora Luisa Fernandes Vieira
Praça da Amizade – Rangel
Rua Dois de fevereiro
Praça da Esperança – Gervásio Maia
Rua João Evaristo dos Santos, n.º 109 , Quadra 48, Lote 426
USF Geisel II – Geisel
USF Espaço Saúde – Cristo Redentor
DISTRITO III
Praça Ellen Lucy (Coqueiral) – Mangabeira
Rua Alfredo Ferreira da Rocha
Praça da Paz – Bancários
Rua. Empresário João Rodrigues Alves s/n
Praça Soares Madruga – Valentina
- Inspetora Emília de Mendonça
DISTRITO IV
Praça da Cultura – Mandacaru
Rua João de Brito Lima Moura, s/n
Praça da Conquista – Padre Zé
Rua Fagundes Varela, nº 133
Praça Assis Chateaubrian – Treze de Maio
Rua Deputado Tertuliano de Brito
USF Integrada Alto do Céu
Próximo ao Ponto Final de Mandacaru
Residência Terapêutica Feminina – Mandacarú
Residência Terapêutica Mista – Tambiá
DISTRITO V
Praça Nossa Senhora da Paz – CASTELO BRANCO
Rua Jornalista Eurípedes Gadelha
Praça São Gonçalo (Tiradentes) – Torre
Rua Praça Tiradentes
Praça Djalma Gomes da Fonseca (Praça do Cajú) – Bessa
Avenida Nilo Peçanha, s/n.
Praça Alcides Carneiro – Manaíra
Avenida João Câncio
Praça da Gameleira – Tambaú
Avenida Almirante Tamandaré
USF São Sojé Integrada – Manaíra/São José
USF Torre II – Torre