Laboratório Central de João Pessoa realiza quatro milhões de exames por ano

Por - em 3489

DO Laboratório Central de João Pessoa (Lacen) realiza aproximadamente quatro milhões de exames ao ano e, neste período, atende pelo menos 550 mil usuários da rede municipal de saúde. A população que utiliza os serviços do laboratório tem acesso a mais de 120 tipos diferentes de exames.

São oferecidos exames realizados por meio de coleta de sangue, fezes e urina, desde os mais básicos, a exemplo de hemograma, glicose e beta HCG, até os mais complexos como marcadores tumorais e de hepatite, hormônios de tireóide, HIV e os exames de pré-natal.

De acordo com o diretor do laboratório, Fred Cartaxo, o serviço beneficia não só a população da Capital, mas também de outros municípios paraibanos. “Temos o maior laboratório de análise clínica da Paraíba e um dos maiores do Nordeste e isso nos possibilita atender também pessoas de outras cidades que se internam e fazem exames nos hospitais da rede municipal”, disse.

O estudante Josenildo da Silva é um dos usuários dos serviços do Lacen elogiou o atendimento prestado no local. “Sempre realizo meus exames aqui e sempre sou muito bem recebido e pelos funcionários. O cuidado oferecido pela equipe não se vê em qualquer lugar, realmente se preocupam com a gente”, disse.

Serviço – O Lacen está localizado na Rua Alberto Brito, em prédio anexo ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe. O horário de atendimento para realização dos exames é de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h.

Para a marcação dos exames, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua residência, podendo ser encaminhado para a sede do laboratório ou para um de seus postos de coleta.

Os postos funcionam nas seguintes localidades: Hospital Municipal Valentina (HMV), Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), Hospital Municipal Santa Isabel (HSI), Instituto Cândida Vargas (ICV), centros de atenção integral à saúde (Cais), unidades de pronto atendimento (UPA) e ainda 23 postos distribuídos em unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF).

Estrutura – Este ano o Lacen passou por reforma em sua estrutura física. O local passou a contar com novas redes hidráulica e elétrica, climatização de todo o prédio, banheiros externos e novos equipamentos. Para melhor atender aos usuários e proporcionar maior comodidade, está sendo instalado um software laboratorial que permitirá ao paciente ter acesso aos seus resultados de exames via internet, podendo obtê-los de qualquer lugar.

Uma equipe de aproximadamente 300 profissionais da área, entre bioquímicos e técnicos de laboratório, trabalha para que os resultados sejam dados de forma rápida e segura e em até três dias o paciente já possa recebê-los.

A análise do material coletado é realizada em salas específicas, equipadas e isoladas, para que não haja contaminação do mesmo. “Hoje temos um sistema de coleta e análise rápido e moderno, estamos sempre trabalhando para melhor atender a população”, comentou o diretor do laboratório, Fred Cartaxo.