Luciano Cartaxo diz que USF traz cidadania e dignidade para o Distrito Mecânico
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou na manhã deste sábado (16) a ordem de serviço da Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito Mecânico. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investirá R$ 542.235,43 em recursos próprios na construção do prédio, que vai abrigar duas Equipes de Saúde da Família (ESF). Ao todo, mais de oito mil pessoas serão beneficiadas.
“Essa é uma demonstração de que a administração tem a saúde como prioridade. É uma área que não pode esperar e está tendo foco total nesses primeiros 70 dias de gestão”, declarou Luciano. “A Unidade de Saúde do Distrito Mecânico vai trazer as condições necessárias para atender aos moradores do bairro com dignidade e cidadania. Com certeza estamos em um momento de valorização das áreas mais carentes”, complementou.
O secretário municipal da Saúde, Lindemberg Medeiros, afirmou que a região será ainda melhor atendida. “A Unidade vai garantir o atendimento da população com mais conforto e respeito. Teremos duas equipes do PSF à disposição e a entrega será feita até o final do ano. Com a chegada da Unidade de Pronto Atendimento de Cruz das Armas, o que acontecerá em breve, a região estará ainda melhora atendida”.
A moradora Ana Cristina falou pela população, e destacou a felicidade que a obra vai trazer para todos. “Essa Unidade vai ser muito importante para a nossa comunidade. Agradeço muito ao prefeito Luciano Cartaxo, que com essa obra trás mais saúde e mais qualidade de vida para nós, que precisamos tanto de mais atenção com a saúde”, afirmou.
A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Luciano Cartaxo, pelo secretário Lindemberg Medeiros, pelo secretário municipal da Infraestrutura, Ronaldo Guerra e pelo engenheiro responsável Marcelo Pontes, da AP Engenharia. Também estiveram presentes o deputado estadual João Gonçalves e os vereadores Ubiratan Pereira e Sérgio da SAC.
A Unidade – A USF será construída na Rua Rodrigues Chaves, próximo à escola Municipal Damásio Franca. Cada ESF terá uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, dentista, técnico em enfermagem e auxiliar de consultório dentário, com capacidade para atender em média quatro mil pessoas. Juntas, as duas equipes poderão atender duas mil famílias.
As famílias atendidas terão acesso a consultas médica, enfermagem e odontologia, além de sala de curativo, sala de observação com verificação de sinais vitais, exame de citologia oncótica, nebulização, atividades coletivas de educação em saúde, atividades de promoção e prevenção da saúde, visitas domiciliares, marcação de consultas e exames online, vacinação e sala de coleta de material para exames de patologia clínica.
No Timbó – O prefeito Luciano Cartaxo assinou na última quinta-feira (14) a ordem de serviço para a construção de outra USF, no bairro do Timbó. As obras já foram iniciadas e vão custar R$ 543.916,08. A nova unidade irá beneficiar cerca de quatro mil pessoas com a oferta de serviços de atenção básica à saúde.