Luciano Cartaxo entrega Centro de Tratamento da Dor e destaca avanços na Saúde

Por - em 1332

01-08-13-Inauguração_CENDOR_e_CID_foto_Alessandro_Potter_015O prefeito Luciano Cartaxo entregou à população, na manhã desta quinta-feira (1º), as instalações do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor). O espaço, localizado no Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma), oferece os equipamentos e o atendimento profissional necessário para o tratamento de dores crônicas. Para a construção, for investido R$ 1,3 milhão em recursos. Na oportunidade, o prefeito ainda entregou a ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem.

“Estamos oferecendo tudo o que é preciso para que os pacientes possam desfrutar de um processo eficaz de recuperação”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Temos a estrutura e os equipamentos necessários para oferecer um serviço de extrema qualidade, com diversas especialidades, que vai realmente fazer a diferença no tratamento de quem possui dores crônicas e sofreu algum trauma físico. Estamos avançando cada vez mais na melhoria da qualidade da saúde da nossa cidade para que possamos oferecer um bom atendimento as pessoas”, complementou.

O secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou que o foco de todo o investimento é o usuário. “Estamos ofertando 01-08-13-Inauguração_CENDOR_e_CID_foto_Alessandro_Potter_011novos equipamentos e investindo muito na valorização dos profissionais de saúde para que o resultado chegue na ponta, no cidadão que procura o serviço de saúde. Esta é a resposta que estamos dando na saúde de nossa Capital”, declarou o gestor.

O evento, que integra o calendário da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em comemoração aos 428 anos da Capital, também contou com a presença do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e do deputado estadual João Gonçalves.

Equipamentos – Com a inauguração, o Cendor passa a contar com uma piscina terapêutica, aquecida por um sistema de aquecimento solar. A piscina associará as propriedades físicas da água aos efeitos fisiológicos do calor. “Os pacientes irão perceber inúmeros benefícios com a hidroterapia, como o alívio da dor e de espasmos musculares” explicou a diretora do Ortotrauma, Adriana Lobão.

01-08-13-Inauguração_CENDOR_e_CID_foto_Alessandro_Potter_001Ainda são observados como resultado do tratamento o aumento da amplitude de movimento articular, o fortalecimento muscular e treino de resistência, a reeducação dos músculos paralisados, a melhora na circulação e diminuição de edemas, a melhora do equilíbrio, da postura e da coordenação.

O projeto oferece atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por neurocirurgião, ortopedista, acupunturista, reumatologista, anestesiologista, quiropraxista, psicoterapeuta especializado em dor e enfermeiro. As especialidades são quiropraxia, pilates, RPG, osteopatia e fisioterapia.

Atendimento – O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor funciona como serviço regulado, ou seja, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser encaminhado pelo profissional responsável, de acordo com o diagnóstico.

Centro de Diagnóstico por Imagem – A solenidade desta quinta-feira (1) ainda foi oportunidade para a entrega das obras de 01-08-13-Inauguração_CENDOR_e_CID_foto_Alessandro_Potter_018ampliação do Centro de Diagnósticos por Imagem, também localizado no Ortotrauma. O espaço é dedicado a realização de exames que envolvem imagens, como a ultrassonografia, a tomografia e a endoscopia.

De acordo com a diretora Adriana Lobão, as obras garantiram um melhor espaço de recepção para os pacientes encaminhados pelo serviço de regulação. “É uma intervenção que impede que o novo usuário fique no mesmo local onde estão os pacientes internados. Na prática representa uma melhor acolhida e mais conforto para a população”, explicou.