Mais 140 alunos se formam em cursos do Pronatec e se qualificam para o mercado de trabalho

Por - em 536

certificados_pronatec_foto_rafaelqueiroz (58)Profissionais qualificados e melhores perspectivas para o mercado de trabalho. É essa a realidade dos 140 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foram certificados na tarde desta sexta-feira (23) pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade ocorreu no Auditório do Centro Administrativo (CAM), em Água Fria.

A secretária do Desenvolvimento Social, Marta Moura, ressaltou a importância do Pronatec na qualificação profissional de jovens e adultos no propósito de inserir a população no mercado de trabalho.  “Entende-se que hoje a saída para o desenvolvimento sócio-econômico do País passa pela condição de empregabilidade da sua população. O Pronatec apresenta uma saída significativa para os jovens, em especial as mulheres, que se qualificam e melhoram sua condição de inserção no mercado de trabalho”, destacou.

Receberam certificados os concluintes dos cursos de Eletricista Industrial, Encanador Predial, Montador de Andaimes, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Pedreiro de Alvenaria e Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia.

certificados_pronatec_foto_rafaelqueiroz (116)A jovem Vitória Regina Sousa da Silva, concluinte do curso Montador de Andaime, disse que está muito satisfeita com o seu aprendizado e que se senti apta ao mercado de trabalho, mesmo sendo essa profissão historicamente destina aos homens. “Surpreendeu o fato das mulheres terem superado em número a quantidade de homens na turma. Foi maravilhosa a integração de todos, uns ajudavam os outros e com certeza será assim no mercado de trabalho”, disse ela. O curso tinha 16 vagas, das quais, dez foram preenchidas por mulheres.

Pronatec – O programa foi criado pelo Governo Federal em 2009, com o objetivo de democratizar a educação profissional e técnica através do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados.

Um dos principais objetivos do Pronatec é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. A iniciativa também visa aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Da solenidade de entrega de certificados participaram ainda o representante do Senai, Leandro Dias; a chefe do setor de mão de obra do Sine Municipal, Lilian Pereira, o secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca; a diretora da Assistência Social, Themis Gondim; Sandro Gomes, da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular  (Dipop); a diretora de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional  (Dessan), Lúcia Silva; e demais trabalhadores da Sedes e parceiros.