Mais de 18 mil crianças já foram vacinadas contra sarampo e poliomielite em João Pessoa

Por Thibério Rodrigues - em 438

D R T . R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

Já foi registrada a aplicação de 18,3 mil doses de vacina contra o sarampo e a poliomielite em João Pessoa, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 43%. A meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é imunizar 95% do total de 42,6 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade.

De acordo com o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino, a cobertura vacinal cresceu de forma significativa na última semana, impulsionada pelo Dia D da campanha, realizado no último sábado (18). “O número de crianças vacinadas aumentou bastante em relação ao início da campanha, mas ainda falta uma grande parcela do grupo prioritário a ser imunizada. Portanto, os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar, devem procurar os postos de imunização”, afirmou.

Na Capital, a campanha teve início no dia 1º de agosto e segue até o dia 31 deste mês nas unidades de saúde da família (USF). Os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal e oferte as doses das vacinas conforme a necessidade encontrada.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, os últimos casos de sarampo registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos). No Brasil, este ano já foram registrados casos em vários estados, sendo a maioria deles no Amazonas e em Roraima. Há também registros de casos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Fernando Virgolino ressalta que as campanhas funcionam como um chamamento nacional e alerta aos pais sobre a importância de manterem seus filhos imunizados. “As vacinas ofertadas na campanha já fazem parte do esquema vacinal, mas os novos casos de doenças consideradas erradicadas no País trazem um tom de alerta imediato”, disse.

Sarampo – é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.

Poliomielite ou paralisia infantil – é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.