Maus tratos e negligência são 31% dos casos atendidos pelos Conselhos Tutelares em 2016

Por Fátima Sousa - em 1085

Os maus tratos e a negligência dos pais ou responsáveis contra crianças e adolescentes somam 31% dos casos de violações de direito atendidos em 2016 pelos Conselhos Tutelares que compõem as sete Regiões Metropolitanas de João Pessoa. Durante todo o ano passado, foram realizados 8.283 atendimentos e encaminhamentos.

A unidade da Região Sul superou as demais, com 2.054 casos, enquanto que a Região Norte obteve o menor, com 577 ocorrências de violações dos direitos de crianças ou adolescentes. Destas ocorrências, 50,2% atingiram a população do sexo masculino, sendo que o maior número de violações de direitos e/ou crimes cometidos foram contra crianças com idade entre 0 a 3 anos, totalizando 28% dos casos.

Dos casos atendidos, além dos maus tratos, 9% foram de violência física, 4% de violência sexual, 1,5% de abandono e 1% de ameaça a vida. Os demais foram registros de busca de vagas nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas.

A Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), é responsável pelo suporte dos Conselhos Tutelares na garantia da assistência digna a população infantojuvenil. No ano de 2016, a PMJP investiu mais de R$ 3 milhões na estruturação e manutenção dos Conselhos Tutelares. Esse valor é destinado à manutenção integral das sete unidades, incluindo gastos com salário dos conselheiros e funcionários.

Patrícia Teotônio, coordenadora de Controle Social da Sedes, ressalta também que a Prefeitura disponibiliza para a população os serviços de quatro Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). “Esses serviços contam com assistentes sociais, psicólogos e advogados, profissionais responsáveis por um atendimento especializado às vítimas e as famílias, para o acompanhamento de reparo dos danos, que podem ser físicos, morais e psicológicos. E esses danos são verificados através dos traumas que a criança sofreu com a violação, que muitas vezes ocorre por vários anos ou meses”, afirmou.

Segundo a coordenadora, os dados referentes aos atendimentos são prioritários na construção e execução das políticas públicas de combate à violação de direitos das crianças e adolescentes que moram em João Pessoa.

Sete unidades – João Pessoa conta com sete unidades físicas de Conselhos Tutelares para o atendimento de todos os territórios do município. Cada unidade conta com uma equipe formada por cinco conselheiros eleitos democraticamente pela comunidade, com a função de prestar atendimento e acompanhamento aos casos que envolvem crianças e adolescentes.

“Eles decidem em conjunto sobre qual medida de proteção se aplica a cada situação que se apresente. Porém, os conselhos não exercem o papel e as funções do Poder Judiciário, na apreciação e julgamento dos conflitos de interesses, mas sim contam com o apoio desse poder no exercício do seu trabalho”, explicou Patrícia Teotônio.

Destaque – A estrutura dos Conselhos Tutelares de João Pessoa se destaca no país. Segundo Patrícia, na Capital, as unidades contam com equipes técnicas (assistentes sociais e psicólogas), equipe de apoio administrativo, educadores sociais, auxiliares administrativos, além de administradores, motoristas e vigilantes. “João Pessoa é o único estado brasileiro que conta com equipe técnica interna atuando nos Conselhos Tutelares”, ressalta.

 Cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) a condução e elaboração da política, além de ser o órgão fiscalizador dos Conselhos Tutelares.

Relação dos Conselhos Tutelares de João Pessoa:

Região Mangabeira

Endereço Conselheiros Área de abrangência
Rua Joaquim Avelino, nº 129, Mangabeira I

Telefone:

3238-5468

 

 

Jamil José Camilo Richene Neto

Fabrício Souto Guimarães

Verônica Silva de Oliveira

Vanessa Florinda dos Santos

Carmem Lúcia de Araújo

 

Mangabeira I a VIII, Cidade Verde, Bancários, timbó, Anatólia, Jardim Cidade Universitária, Colibris, Jacarapé, Jardim São Paulo, Penha, Eucalipto, Campo Americano, IPEP, Vila União, Feirinha, Patricia Tomas, Conjunto dos Militares, Jardim Mangabeira e Projeto Mariz I, II e III.

Região Norte

Endereço Conselheiros Área de abrangência
Av. Sergipe, nº48, Bairro dos Estados

 

Telefone:

3214-7931

 

 

Silvânia Cavalcante de Almeida

Veruska Maria Machado

Jairo Pessoa Costa

Carlos Antônio Ribeiro da Silva

Maria Aparecida Pereira Pontes

Varadouro, Centro, Roger, Tambiá, Expedicionários, Castelo Branco, Padre Zé, Treze de Maio, Mandacaru, Boa Vista, Ipês, Alto do Céu, Torre, Estados, Conjunto Verdes Mares, Pedro Gondim, Porto do Capim, Rua do Cano, Jardim Ester, Comunidade do S, João Tota, São Rafael, Santa Clara, Beira da Linha, Padre Hildon Bandeira, Brasília de Palha, Santa Clara e Cafofo.

Região Praia

Endereço Conselheiros Área de abrangência
Rua Catulo da Paixão Cearense, nº 63, Jardim Luna

 

Telefone:

3214-7081

 

 

João Eduardo Araújo

Victor Rangel Freire

Josevaldo Gomes da Silva

André Luiz Rodrigues

Jair de Oliveira Soares

Quadramares, Bessa, Miramar, Altiplano, Cabo Branco, Manaíra, Tambaú, Tambauzinho, São José, Jardim Oceania, Portal do Sol, Conjunto João Agripino, Jardim Luna, Brisamar, Aeroclube, Cidade Recreio, Ponta dos Seixas, Seixas, Comunidade São Luiz e Chatuba.

Região Sudeste

Endereço Conselheiros Área de abrangência
Rua Gilverson Cordeiro, nº 58, Geisel (em frente Igreja Batista Regular)

 

Telefone

3218-9123

 

 

 

Isabella Santos

Sandra Rodrigues

Piragibe Nunes

Alexsandro Queiroz

Gerlânia Mamede Carvalho

 

 

Geisel, Esplanada, Costa e Silva, Presidente Médici, João Paulo II, Nova República, Funcionários II, III e IV, Citex, Laranjeiras, Jardim Sepol, Gauchinha, Taipa, Grotão, Ernani Sátiro, Água Fria, Comunidade Maria de Nazaré, Jardim Sepol, Tieta e 1º de Abril.

Região Sul

Endereço Conselheiros Área de abrangência
Rua Dom Carlos Gouveia Coelho, nº 285, Centro (ao lado do Hotel Tropicana)

Telefone:

3218-9836

 

 

 

Rosemberg Marcos dos Santos

Ricardson da Silva Dias

Luzinete dos Santos

Francisco de Assis Pereira da Silva

Antônio Fernandes da Cunha

 

Alto do Mateus, Loteamento Juracy Palhano, Ilha do Bispo, Cordão Encarnado, Distrito Mecânico, Vila Cimepar, Jaguaribe, Trincheiras, Cruz das Armas, Novais, Oitizeiro, Funcionários I, Jardim Planalto, Vieira Diniz, Jardim Guaíba, Jardim Veneza, Ivan Bichara, Loteamento Nossa Senhora das Graças, Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Loteamento São José, Loteamento Santo Antonio e Comunidade Paulo Afonso.

Região Cristo

Endereço Conselheiros Área de abrangência
Rua Presidente Ranieri Mazilli, nº 1783, Cristo

Telefone

3218 6235

Rodrigo José Barros

Katiana Karla de Araújo Correia

Lazaro Joaquim de Souza

Jaciara de Lima Santos

Aniely Ribeiro de Morais

 

Cristo, José Américo, Laranjeiras, Rangel, Jardim Itabaiana, Radialista, Jardim das Oliveiras, José Lins, Jardim Bom Samaritano, Riacho Doce (Ceasa), Vale da Palmeiras, Boa Esperança, Bela Vista, Redenção, Rua São Geraldo (Rua da mata) e Pedra Branca.

Região Valentina

Endereço Conselheiros Área de abrangência
Rua Espetor D´Jalma da Fonseca, nº 224 – Valentina I ( por trás do Hospital do Valentina)

 

Telefone

3218 9046

Marilene Cavalcante de Souza

Janete Fernandes de Araújo

Roqueane Colaço

Edylene de Fátima Araújo

Maria de Loudes Farias Lima

 

Valentina e loteamentos adjacentes, Mussumagro, Paratibe, Praia do Sol, Barra de Gramame, Gramame, Planalto da Boa Esperança, Gervásio Maia, Colinas do Sul, Cuiá, Santa Barbara, Parque do Sol, Engenho Velho, Conjunto Residencial Marine, Torre de Babel, Comunidade Boa Esperança, Costa do Sol, Manacá e condomínio Amizade I, II e III.