Médicos da Rede Municipal de Saúde participam de simpósio sobre contracepção
Aproximadamente 80 médicos da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa participarão de um simpósio sobre contracepção promovido pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba (Sogopa). O evento acontece neste sábado (28), das 8h às 18h, no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Durante o simpósio, os profissionais serão qualificados sobre a contracepção hormonal, implante do dispositivo intra-uterino (DIU) e ações positivas de incentivo ao DIU na saúde pública. O simpósio será ministrado pela professora Carolina Sales, da Universidade de São Paulo (USP).
Na Rede Municipal de Saúde, há uma série de serviços que auxilia os usuários que preferem adiar o crescimento da família ou evitar uma gravidez não planejada. O incentivo ao planejamento familiar começa nas Unidades de Saúde da Família (USF), onde há uma orientação profissional sobre os métodos anticoncepcionais e a distribuição de pílulas e preservativos.
“É feita uma conversa de orientação dos profissionais com as usuárias e aquelas que se interessam são encaminhadas para os serviços da rede pública que fazem o procedimento”, explica Fabiana Veloso, técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para implantação do DIU, a mulher é encaminhada para o Instituto Cândida Vargas (ICV), Maternidade Frei Damião ou Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Já para a contracepção definitiva, a mulher (laqueadura) e o homem (vasectomia) são encaminhados para os serviços nos hospitais municipais – ICV e Hospital Santa Isabel – onde são agendados os procedimentos.