Médicos do Distrito Sanitário III debatem cuidados do paciente
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou, nesta quinta-feira (19), mais uma reunião com médicos do Distrito Sanitário III, que compreende 12 bairros da zona Sul da Capital, dando continuidade ao Programa de Educação Continuada. No encontro, foram discutidos os processos de trabalho na perspectiva do cuidado do paciente. Mas a pauta se consolidou no fluxograma do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e uma oficina sobre infecção gerneralizada.
De acordo com a diretora geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo, a organização foi pactuada para que as equipes se vinculem aos pacientes e se responsabilizem pelas ações desencadeadas no processo de assistência, garantindo a integralidade da atenção em todo o sistema de saúde.
Para Fabiana Araújo, a proposta é cada vez mais oferecer uma melhor assistência, potencializando serviços, oferecendo educação contínua e replicada aos profissionais de saúde, estendendo o conhecimento à população.
Sepse – A infecção generalizada, conhecida cientificamente por Sepse, é responsável por mais de 60% das mortes nos hospitais do Brasil.A forma mais eficiente de se combater a enfermidade é por meio de campanhas educativas voltadas para profissionais de saúde e a conscientização da população para não procurar atendimento médico tardio.
Cendor – O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) conta com uma piscina terapêutica, aquecida por um sistema solar, agregando em um único espaço tudo o que é necessário para quem sofre com dores crônicas.
No Cendor, ainda são oferecidas as especialidades de quiropraxia, pilates, RPG, osteopatia e fisioterapia. O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor funciona como serviço regulado, ou seja, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser encaminhado pelo profissional responsável, de acordo com o diagnóstico.