Meio ambiente é debatido durante encontro de profissionais da Educação Infantil

Por Alexandre Quintans - em 1105

Gestores, especialistas e professores dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) de João Pessoa e escolas que possuem educação infantil lotaram o auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, na manhã desta quarta-feira (26), durante o encontro sobre Meio Ambiente. A ação, que é realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Infantil, faz parte da abertura das atividades do 2º bimestre cujo eixo temático é “Meio ambiente: os biomas brasileiros”.

“É de grande relevância essa temática, até porque as crianças se identificam mais. Elas gostam dessa vivência com a natureza, de participar do cultivo das hortas. E nesse momento estamos preparando nossos profissionais, dando mais qualificação, para trabalharem e transmitirem os conhecimentos para nossas crianças”, explicou a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

A palestra sobre os biomas brasileiros foi comandada pelo padre Egídio Carvalho. Ele falou da importância e o papel do professor na formação de uma nova consciência ambiental. Ele disse também que é preciso se criar uma nova cultura para a verdadeira defesa do meio ambiente e parabenizou a Prefeitura Municipal de João Pessoa pela iniciativa. “A questão ambiental é de interesse da escola e a escola tem que abraçar essa questão porque é lá que formamos verdadeiros cidadãos e cidadãs que serão nosso futuro de amanhã em defesa do nosso meio ambiente”, disse o padre.

O evento contou com a participação da secretária adjunta da Sedec, América Castro, e do secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto.

Após a fala da diretora do Crei Santa Clara, Eliane Oliveira Fernandes, ela distribuiu mudas de alface e coentro que são cultivados na unidade de ensino. “Eu só tenho que agradecer a Deus por estar aqui. Estou muito feliz em fazer parte dessa equipe da educação infantil que vem brilhando, que vem crescendo e ajudando a comunidade a mudar. Mudamos não só as crianças, mas toda a família”, relatou emocionada a diretora.

A abertura contou com a apresentação das crianças do Crei Vera Lúcia com a música “Xote ecológico”. O encerramento foi uma apresentação em cordel com o tema Velho Chico, encenado pelos alunos do Crei Laranjeiras.