Merenda escolar da Rede Municipal de Ensino passa por teste de aceitabilidade
Desde o início do mês de outubro os estudantes da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino estão sendo submetidos a um teste de aceitabilidade das refeições oferecidas na alimentação escolar.
A avaliação, que está sendo aplicada pelos nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), segue a orientação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O alunado responde a um questionário onde são indagados a apresentação, o sabor e aceitação da preparação dos alimentos. “A ideia é saber se o cardápio está sendo bem aceito pelo alunado. O nutricionista acompanha todo o processo realizado na escola ou Centro de Referencia em Educação Infantil (Crei). O teste só é realizado após o intervalo para que possamos ver se houve desperdício de alimentos”, explica a nutricionista responsável técnica da Sedec, Ana Paula Leal.
Depois de ser aplicado em toda a Rede Municipal de Ensino, o setor de alimentação escolar vai fazer uma adequação dos cardápios oferecendo sempre alimentos variados sem comprometer a qualidade nutricional.
“Queremos ofertar sempre o melhor para o nosso aluno. Vamos manter a aceitação sem fugir das necessidades diárias de nutrientes. Com essa avaliação será possível ver o que está agradando e evitar as sobras”, pontua o secretário de Educação, Luiz Sousa Júnior.