Ministério da Educação dá treinamento a membros da Rede Municipal de Ensino

Por - em 562

Equipe de assessores, Conselho Municipal, engenheiros, membros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Diretoria de Gestão Curricular (DGC) e pedagogos, todos da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), receberam membros do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que vieram informar sobre o passo a passo da atualização e adequação do Plano de Ações Articuladas (PAR). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Planejamento, no Centro Adminsitrativo Municipal (CAM), no bairros de Água Fria, na última segunda (4) e terça-feira (5).

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os Estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro anos — 2011 a 2014. O PAR foi criado para possibilitar um reordenamento das políticas do MEC com o município.

A apresentação do PAR foi feita por Luíz Hudson Guimarães, coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação do MEC, e por Donizeteh Teles, assessora da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do MEC.

“Nós viemos aqui dar conhecimento à equipe técnica da educação sobre o holl de programações disponibilizadas pelo MEC com o intuito de se construir a melhoria da educação. Com o intuito de melhorar a educação básica pública o MEC está focado em três prioridades: apoio as creches para darmos oportunidade de crianças de zero a seis estarem participando do processo de alfabetização; Mais Educação; e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, disse Luíz Hudson.

Luiz Hudson também destacou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) alcançado pelas escolas da rede municipal de João Pessoa. Outro ponto forte destacado foi à construção de 11 novas creches para este ano, mais 29 disponibilizadas, além da construção de quadras.

O secretário de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Luíz de Sousa Junior, disse estar satisfeito com a visita e a avaliação feita por membros do MEC. “Isso índica que João Pessoa é prioridade nas ações do MEC juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A visita desses técnicos vai nos ajudar muito a melhorar o plano de ações articuladas, rever algumas ações e, portanto, trazer mais recursos para a educação municipal”.