Mostra Cultural e Científica mobiliza alunos da rede Municipal de Ensino
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda participaram, na tarde desta quarta-feira (13), das mostras Cultural, da História da Paraíba, e Científica, sobre animais invertebrados. As apresentações foram acompanhadas de perto pelos alunos e professores.
Segundo a diretora da escola, Abigail Niedja, trabalhos como este contribuem para o enriquecimento cultural e a formação intelectual dos alunos. “Realizamos um trabalho para que os alunos produzam um conhecimento que os favoreçam. Queremos que eles se apropriem do conhecimento que produzem”, destacou.
A mostra foi idealizada pelos professores Jose Marconi Gomes Vieira, de História, e Cirleide Chaves, professora de Ciências. Graças a uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da professora Fátima Camarotti, responsável por trazer à escola animais como insetos, minhocas, entre outros, tanto vivos, quanto dissecados, os estudantes do 6º e 7º ano, com idades entre 11 e 13 anos, puderam observar na prática os fundamentos que aprenderam na teoria.
Para professora Cirleide Chaves, esta foi o incentivo que faltava para a criatividade dos alunos, além de estimular o desenvolvimento e manter o foco. “Comecei a trazer pequenos animais para serem observados e eles adoravam. A curiosidade deles se tornou mais aguçada. Depois que trouxemos os animais dessecados ou as espécies disponibilizadas pela UFPB, eles ficavam agitados. Tinham muita atenção e se tornaram mais participativos”, afirmou.
História da Paraíba – O professor José Marconi é um perito na história da Paraíba e contou com a participação dos alunos para contá-la na mostra intitulada ‘Conhecendo os Monumentos Históricos nos Sítios Arqueológicos da Paraíba na Sala de Aula’. Trabalho pioneiro desenvolvido na Escola Aruanda. “Já havia feito este mesmo trabalho em outras duas escolas, mas nesta é a primeira vez”, explicou.
A mostra contou com uma exposição cultural de livros sobre a Paraíba do Império e República, com fotos em Preto em Branco, vídeos e fotos da Capital Parahyba, do século XIX e XX, além de trabalhos produzidos dentro de um projeto desenvolvido pelo professor e pelos estudantes.