Mulheres se reúnem para formular políticas de saúde em Conferência Municipal
Aproximadamente 200 mulheres estão participando da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O evento teve início na noite desta quarta-feira (17) e segue até a noite desta quinta-feira (18), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
A Conferência tem como objetivo formular propostas para a política de saúde da população feminina e, em sua primeira edição, tem como tema principal “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.
Durante a solenidade de abertura, a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, destacou que o município está aberto ao diálogo para as melhorias nos serviços voltados ao público feminino. “Temos uma rede integrada de serviços voltados à saúde da mulher, mas ainda temos muito a avançar. Por isso estamos aqui para debater novas políticas e sair dessa conferência com propostas concretas e valorosas”, afirmou.
Para a secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Lídia Moura, a Conferência marca uma etapa importante para a saúde das mulheres de João Pessoa. “Esse encontro simboliza o início de uma revolução. Não podemos esquecer que as mulheres precisam de cuidados em todas as fases da vida”, disse.
Participam da Conferência membros de entidades e movimentos sociais, sindicatos e conselhos de classe, trabalhadoras dos serviços de saúde e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante todo o dia, as participantes estarão divididas em grupos temáticos para debater e formular as propostas que serão encaminhadas para a etapa macrorregional, marcada para a para quinta e sexta-feira da próxima semana. Acontecerão ainda mais duas etapas: a estadual, nos dias 8 e 9 de junho, e a nacional, prevista para o período de 1 até 4 de agosto, quando serão reunidas propostas de todo o País para contribuir nas melhorias dos serviços do SUS para as mulheres.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailson Vilberto de Sousa, ressalta que a Conferência foi pautada para discutir as melhorias para a saúde das mulheres e o debate deve acontecer de forma respeitosa, porém firme. “Temos que erguer a cabeça e fazer com que a voz das mulheres seja escutada nas esferas superiores”, afirmou.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura a representante da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, Cátia Souto; a presidente da organização da Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, Rosilene Farias; a representante do Conselho Estadual de Saúde, Mãe Renilda; a deputada Estelizabel Bezerra, representando a Assembleia Legislativa; a vereadora Sandra Marrocos, representando a Câmara de Vereadores; e a representante dos Movimentos Sociais de Defesa das Mulheres, Carolina Vieira.