No Dia da Agricultura, Cecaf comemora comercialização de 60 toneladas de alimentos por mês
Nesta quarta-feira (17) é celebrado o Dia da Agricultura e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comemora a data com os números de vendas da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf). Localizada no bairro José Américo, a Cecaf é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e reúne mais de 130 agricultores de 28 municípios. A Central tem comercializado cerca de 60 toneladas de alimentos por mês. No local é possível encontrar frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, entre outros.
A feira acontece as quintas e sábados, das 5h às 13h. Em funcionamento desde julho de 2015, a produção da Cecaf tem aumentado exponencialmente. “São 134 agricultores e uma variedade grande de alimentos, como os consumidores já conhecem a qualidade dos produtos e a clientela foi fidelizada, a procura é grande”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.
O local contempla trabalhadores rurais de 28 municípios paraibanos: João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e São Miguel de Taipu.
A Central tem mudado a vida desses produtores rurais que hoje conseguem ver o verdadeiro lucro do seu trabalho. “A Cecaf tem proporcionado a valorização do trabalhador que lida no campo de sol a sol e isso, quebrando a velha cultura dos atravessadores, tendo em vista que as mercadorias desses produtores saem do campo para o consumidor, sem prejuízo para os agricultores”, ressalta João Furtado, secretário de Desenvolvimento Urbano.
Saudável – No local também é possível encontrar produtos agroecológicos. Atualmente mais de 30% dos produtos vendidos na Cecaf são orgânicos. “Desde o princípio temos incentivado a produção orgânica, por meio de oficinas de conscientização. Alguns produtores já aderiram ao método e gostaram. Em quase toda tenda é possível encontrar pelo menos um alimento oriundo deste tipo de produção”, ressalta Rogeany Gonçalves.
Artesanato e gastronomia – A Cecaf dispõe ainda de cozinhas especializadas em comida regional e frutos do mar. São comercializados a partir de R$5,00, pratos como bode, galinha de capoeira, carne guisada, risoto de marisco, caldinhos de camarão e caranguejo, camarão ao alho e óleo, entre outros.
Também é possível encontrar uma grande variedade de produtos de artesanato, como toalhas, panos de prato, bonecas, jogo americano, além de mudas de plantas. Tudo é comercializado a preços mais acessíveis à população.
Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, no bairro José Américo. Funciona às quintas-feiras e sábados, das 5h às 13h.