No Dia Mundial da Saúde, SMS realiza ações preventivas alusivas à data

Por - em 1335

Rebeka Paiva

DiamundialdaSaúde_FotoGilbertoFirmino (104)Neste dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, uma data que tem a finalidade de conscientizar a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde. Visando o bem-estar da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ao longo da manhã desta quinta-feira diversas ações alusivas à data, voltadas à conscientização e prevenção dos pessoenses.

Durante toda a manhã foram realizadas ações em diversos pontos da cidade, como no Mercado Público do Valentina, Academias da Saúde do Ernani Sátiro e do Colinas do Sul, Ponto de Cem Réis e Busto de Tamandaré, organizados pelos Distritos Sanitários em parceria com os diversos serviços da SMS como as áreas técnicas de saúde, Ouvidoria Centro de Praticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) e serviços da Prefeitura de João Pessoa como a Guarda Municipal, Centro de Referencia da Assistência Social (Cras), Orçamento Participativo (OP), entre outros.

Nas ações foram ofertados serviços de verificação de pressão e glicemia, teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite, orientações sobre saúde bucal, tuberculose, hanseníase, orientação nutricional com café da manhã saudável, atividades de fisioterapia, aulão com educadores físicos, palestras e orientações com agentes de vigilância ambiental, aulão de funcional para pessoas com deficiência física e idosos.

DiamundialdaSaúde_FotoGilbertoFirmino (107)“Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, mas a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos, para isso é necessário a adoção de hábitos saudáveis e assim prevenir o aparecimento de doenças”, explica diretora de atenção a saúde da SMS, Niedja Siqueira.

De acordo com conceito estabelecido, em 1946, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ‘saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade’.

De acordo com a diretora do Distrito Sanitário III, Kalígia Deinigir Oliveira, a ação é uma forma de fortalecer os laços dos trabalhadores de todos os serviços de saúde da SMS e da PMJP com a comunidade. “É uma forma de vivenciar o conceito amplo de saúde que está além do tratamento e vai principalmente no sentido da prevenção e promoção”, disse a diretora.

“Hoje é o dia da saúde e nada melhor para hoje do que potencializar os serviços de saúde beneficiando ainda mais a população, evidenciando o cuidado com a saúde que já ofertamos todos os dias nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Academias de Saúde e nos diversos serviços da SMS”, comenta a diretora do Distrito Sanitário II, Ana Giovana Medeiros.

Para a usuária do serviço público de saúde, Francisca Araújo, a ação foi bem elaborada e está beneficiando diversos públicos. “A gente tem a mania de só ir atrás de saber como anda a saúde quando sentimos alguma coisa, precisamos mudar esse costume, e uma ação desse tipo e tamanho permite que a gente dê uma olhada na saúde mesmo sem ter algum problema aparente”, comenta a aposentada.

Serviço – Na Capital os serviços disponibilizados pela SMS vão além dos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, sendo divididos em Atenção Básica, Atenção Especializada e Rede Hospitalar.

Atenção Básica – A Atenção Básica é formada pelas equipes de saúde da família, núcleos de apoio à saúde da família, Serviço DiamundialdaSaúde_FotoGilbertoFirmino (103)de Atendimento Domiciliar (SAD), Consultório na Rua e Academia da Saúde. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de 191 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 108 prédios. São 1.402 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) prestando assistência aos moradores da Capital.

Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarréia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

Atenção Especializada – Em casos dor de dente, dor de garganta sem febre, cólicas, viroses, mal estar e diversos outros casos de dores leves, a população pessoense pode buscar atendimento através da Unidade de Saúde da Família (USF), em que é atendida, próximo a residência. Quando há a necessidade de realizar um exame ou procedimento com especialista, a USF encaminhará o usuário para um dos serviços da Atenção Especializada, da SMS.

DiamundialdaSaúde_FotoGilbertoFirmino (101)Na Atenção Especializada são ofertadas ações e serviços de saúde que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, realizados em ambiente ambulatorial ou hospitalar, que exigem a utilização de equipamentos e profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

Em João Pessoa, a Rede de Atenção Especializada é composta pelos serviços dos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) nos bairros de Mangabeira, Jaguaribe e Cristo; Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) nos bairros da Torre, Mangabeira e Cristo; Centro de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (CAISI); Laboratório Central Municipal (LACEN); Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids; Centros de Apoio Psicossocial (CAPS): Caps III Gutemberg Botelho, Caps II Caminhar, Caps Infantil Cirandar e Caps AD Davi Capistrano; Unidade de Acolhimento Infantil (UAI); Serviços Residenciais Terapêuticos (Mangabeira e Mandacaru); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional); Centro de Referência de Inclusão Municipal para Pessoas com Deficiência (CRIMPD); Centro de Práticas Integrativas (CPICs) Canto da Harmonia (Valentina); Equilíbrio do Ser (Bancários); Cinco Elementos (Bica); ambulatórios dos hospitais municipais: Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Burity; Instituto Cândida Vargas, Hospital Municipal Santa Isabel e Hospital Municipal Valentina, além dos serviços credenciados.

Rede Hospitalar – Dentro da construção da rede progressiva de cuidados em saúde do município de João Pessoa e buscando o melhor acolhimento e uma maior resolutividade para as necessidades dos usuários que buscam atendimento em situações de urgência/emergência nos hospitais, a SMS dispõe da Rede Hospitalar, que garante assistência nos casos de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A rede hospitalar do SUS em João Pessoa conta com quatro hospitais, apresentando uma capacidade instalada de mais de 550 leitos clínicos e 86 leitos de UTI e isolamento. Além dos atendimentos em urgências e emergências, realiza ainda cirurgias, DiamundialdaSaúde_FotoGilbertoFirmino (111)tratamentos, exames, consultas e acompanhamentos nas mais diversas especialidades.

A rede é composta pelo Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma), Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Hospital Municipal Valentina (HMV) e ainda por alguns hospitais da rede privada, que atendem através de contrato com o município.

O acesso ao serviço acontece por demanda espontânea, caso o hospital seja porta aberta, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da regulação. Em casos de hospitais porta fechada, como o Hospital Municipal Santa Isabel, as consultas são marcadas de acordo com as especialidades cirúrgicas e os internamentos através da regulação.