Nonato Bandeira conhece mais um Centro da PMJP que trabalha com pessoas deficientes

Por - em 524

O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, esteve presente na manhã desta terça-feira (5) no Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, no Bairro dos Estados, para mais uma visita dentro da programação que tem como objetivo de fazer um diagnóstico às unidades municipais de atendimento aos deficientes a fim de apontar as necessidades desses locais e planejar políticas públicas de inclusão.

O vice-prefeito estava acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social, Marta Moura, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Joubert Fonseca.

Segundo Nonato Bandeira, que é também coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania Para as Pessoas com Deficiência, João Pessoa tem 720 mil habitantes, sendo que 90 mil sāo portadores de necessidades especiais. “Estamos fazendo um diagnóstico de todos os serviços que a municipalidade oferece e a partir disso analisaremos o que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida e o cotidiano dessas pessoas”, afirmou.

Depois de algumas visitas realizadas, a exemplo do Centro de Inclusão e da Residência Inclusiva, o vice-prefeito constatou que é preciso avançar bastante nas melhorias. “Percebemos que existe uma necessidade a partir das próprias estruturas físicas, da contratação de pessoal e da deficiência com transportes para a locomoção para o próprio atendimento pela prefeitura”, citou Nonato.

A secretária Marta Moura enfatizou que até o fim de fevereiro as visitas sejam encerradas e o diagnóstico realizado. “A nossa primeira iniciativa real será compor todas as equipes de acordo com as exigências necessárias, potencializar e melhorar os nossos serviços”, revelou.

Centro Dia – O Centro Dia de Referência da Pessoa com Deficiência está em funcionamento desde o final do ano passado. Resultado de uma parceria entre os governos municipal e federal, o Centro foi o primeiro do Brasil a ser inaugurado. O local é assistencial e oferece suporte das 8h às 18h para acolher pessoas com todos os tipos de deficiência que necessitem de cuidados especiais.

A coordenadora Cibele Almeida afirmou que a equipe é multidisciplinar e composta por 11 cuidadores, sendo um assistente social, um terapeuta ocupacional e um psicólogo. “Nós oferecemos aqui assistência completa a família que não tem condições de cuidar do deficiente ou porque precisa trabalhar ou porque também tem restrições de saúde. Os usuários realizam cinco refeições diárias, realizam os cuidados com higiene e atividades que estimulam a sua autonomia”, contou.

Ao todo a casa acolhe hoje 24 pessoas entre jovens e adultos de 18 a 59 anos. O local possui refeitório, copa, área para atividades em geral, salas de repouso e banheiros. “Quando a gente vê a gratificação da família e a evolução dos pacientes percebemos o quanto é importante o nosso trabalho”, disse Cibele.

Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve procurar o Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) do Bairro dos Ipês ou qualquer outro serviço assistencial oferecido pelo município de João Pessoa. A equipe vai avaliar a necessidade de atendimento e fazer uma triagem dos usuários, que poderão ficar no local durante todo o dia, sete dias da semana.