Novas calçadas de Tambaú e Cabo Branco proporcionam conforto e acessibilidade à população

Por - em 1705

Mônica Melo

As pessoas que possuem o hábito de passear ou se exercitarem na orla das praias de Tambaú e Cabo Branco já sentem os efeitos benéficos do processo de revitalização pelo qual estão passando suas calçadas. Quando a obra for concluída, serão 7,92 quilômetros de novos pavimentos regulares e mais resistentes. A pavimentação, feita em blocos de concreto intertravado, suporta bem tanto o tráfego de pessoas como o de veículos. Além disso, o material possui grande durabilidade, baixo custo e fácil manutenção.CalçadãoOrla_foto_CornélioFelipe 022

A população que mora ou freqüenta o local já sente os efeitos da revitalização. “Ficou muito mais fácil para caminhar em toda a extensão da praia, além de ter mais opções de estacionamento para quem vem de outros bairros”, essa é a opinião do cabeleireiro Thiago Silveiro, 28 anos, que costuma passear no local nos seus dias de folga.

O cabeleireiro conta que não é o único satisfeito com a melhoria. Ele relata que um amigo seu, cadeirante, passou a freqüentar mais a área já após a conclusão da revitalização dos primeiros trechos. “As obras facilitaram muito a circulação para que tem alguma deficiência. Meu amigo deficiente tem dificuldade de encontrar lugares agradáveis onde possa passear sem problemas e agora está preferindo vir para cá”, relata. Ele explica que pessoas de todos os bairros da cidade freqüentam o local, por isso a obra não é boa apenas para quem mora no entorno, mas para toda a cidade.

CalçadãoOrla_foto_CornélioFelipe 006Não apenas os deficientes, mas também os idosos comemoram as mudanças. O metalúrgico aposentado pernambucano Severino Bezerra Cavalcante mora em João Pessoa há 56 anos, há oito mudou-se para a praia do Cabo Branco. Ele conta que antes das obras, as calçadas eram todas desiguais e com muitos obstáculos. Além disso, ela era escorregadia em alguns pontos e isso dificultava o trânsito de pessoas que, como ele, utilizam bengala. “É uma boa, está ficando muito mais fácil para caminhar e melhor para quem pratica exercícios. As calçadas eram ruins, ainda mais quando chovia”, relembra.

A mudança pegou de surpresa a dona de casa, Ione Alves França. Ela mora na Holanda, mas todos os anos vem visitar a mãe que é moradora do Cabo Branco. Ela conta que temia muito pela integridade física de sua mãe idosa que gostava de caminhar na orla. As irregularidades do piso e a falta de aderência eram as maiores queixas. “Está mil vezes melhor do que estava da última vez que vim a João Pessoa. Os idosos, crianças e deficientes conseguem caminhar com mais segurança. Me surpreendi”, afirma.

A facilitação do tráfego e a acessibilidade para todas as pessoas que circulam no local foi mesmo um fator decisivo para realizar a obra. “A mudança tem o intuito de promover a liberdade de movimento e circulação da população, com conforto, segurança e autonomia”, defende o secretário de Infraestrutura da Capital, Cássio Andrade.CalçadãoOrla_foto_CornélioFelipe 078

A revitalização compreende as praias de Tambaú e Cabo Branco, sendo que no Cabo Branco será executada a revitalização dos dois lados da rua. Já foram concluídos 3,84 quilômetros de pavimento. A previsão é que a reforma das calçadas em Tambaú e Cabo Branco seja concluída em março do ano que vem.