Novembro Azul

PROGRAMAÇÃO 2018

01 de novembro – Abertura oficial Novembro Azul.

 

Slogan: “Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”.

 

Homens como sujeitos do cuidado – partindo da revisão da PNAISH e ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde.

 

 

07 de novembro – Palestras educativas com as Empresas de construção civil – pauta: Saúde do Homem – Acidentes de trabalho e causas externas.

Parceria com Sólida Imóveis, Eco Summer Tambaú e empresas privadas.

09 de novembro – V Evento de Saúde do Batalhão da Polícia Ambiental
 14 de novembro – Dia “D” Saúde do Homem – Prevenção ao Câncer de Próstata, Diabetes, Ações realizadas pelas equipes de Saúde da Família nos territórios com o foco na promoção e prevenção da saúde. Durante todo dia as ESF trabalham o tema do novembro azul, prevenindo as doenças prevalentes na população masculina e ampliando o olhar para as demais causas de adoecimento.

 

 Sindicato dos taxistas e motoristas – Semana de cuidados na Saúde do Homem

Serviços itinerantes para ampliar o acesso dos taxistas e motoristas aos serviços de saúde. Realização de testes rápidos e exames da rotina dos serviços de atenção básica.

Campanha: parada segura: reduzindo para 20h00min a parada obrigatória dos ônibus em qualquer ponto da cidade quando solicitada pelas mulheres.

Mobilização para as ações intersetoriais no município de João Pessoa com o foco para a Atenção Integral do Homem – combatendo o machismo e os determinantes sociais e vencendo as barreiras culturais para o cuidado da saúde masculina.

 

Novembro é um mês importante e de muita visibilidade para as questões que envolvem a saúde integral do Homem.

Nesses quase dez anos da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem -PNAISH, temos desenvolvido ações e estratégias para melhorar a saúde da população masculina, e para tanto, a Coordenação Nacional de Saúde do Homem/DAPES/SAS/MS desenvolveu seu processo de trabalho para implementação das diretrizes e objetivos da Política, a partir de 5 eixos temáticos:

I) Acesso e Acolhimento: Tem por objetivo sensibilizar os trabalhadores da saúde e os homens quanto à necessidade de buscarem os serviços de atenção básica, e serem atendidos e cuidados com qualidade, evitando a procura pela assistência especializada quando alguma doença já estiver instalada, considerando as peculiaridades sociais, econômicas e culturais da população masculina.

Este eixo norteia-se para a formulação de estratégias que incentivem a realização dos exames preventivos, a adoção de estilos e hábitos de vida saudáveis e a promoção de saúde, por meio de realização de ações voltadas para a educação em saúde que sejam capazes de propiciar mudanças na ambiência física dos serviços e de comportamento nos trabalhadores, na comunidade e nos usuários, considerando as peculiaridades sociais, econômicas, regionais e culturais do público.

II) Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (SSSR): Tem como objetivo abordar as questões sobre a sexualidade masculina, nos campos psicológico, biológico e social, bem como respeitar o direito e a vontade do indivíduo de ter, ou não, filhos.

Diz respeito ao direito da saúde sexual e saúde reprodutiva, sua relação com os conceitos ditados pela sociedade, os princípios morais e crenças dos usuários, bem como suas demandas no campo de práticas sexuais e reprodutivas. O direito de expressar sua orientação sexual e sua vontade individual de planejar a constituição, ou não, da sua família ou entidade familiar deve também ser levada em consideração, assim como a vulnerabilidade da saúde sexual masculina a doenças e agravos, tanto no campo biológico quanto no psíquico.

III) Paternidade e Cuidado: Tem como objetivo envolver ativamente o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento infantil, proporcionando oportunidades para criação de vínculos mais fortes e saudáveis entre pai, mãe e filhos.

Para a PNAISH a questão da paternidade é tomada como uma porta de entrada positiva” para os serviços de saúde, além do bem-estar que pode gerar para toda a família, a paternidade pode integrar os homens na lógica dos sistemas de saúde ofertados e na realização de exames de rotina, como HIV, sífilis, hepatites, hipertensão e diabetes, dentre outros.

  IV) Prevenção de Violências e Acidentes: Tem por objetivo orientar ações voltadas para a redução da morbimortalidade da população masculina por causas externas como: acidentes por transporte, acidentes de trabalho, violência urbana, violência doméstica e familiar, e suicídio. Com exceção da violência sexual e das violências que ocorrem no âmbito doméstico e familiar, os homens, especialmente os jovens negros de camadas empobrecidas, são mais vulneráveis à violência

Neste contexto, um importante desafio assumido pela PNAISH é somar suas ações às de outras coordenações e setores organizados do Governo Federal, relacionados à vigilância em saúde e justiça, transportes, entre outros, que abordem a prevenção, promoção, tratamento e reabilitação de situações de violência e acidentes em todos os níveis de atenção, principalmente nos serviços ofertados pelas equipes da atenção básica em saúde.

V) Doenças prevalentes na população masculina: tema que se refere, dentre outros aspectos, à prevenção e promoção da saúde junto aos segmentos masculinos por meio de ações educativas, organização dos serviços e capacitação dos trabalhadores da saúde, além da formulação de políticas para a prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e de outras enfermidades afetas a esta população.

No Brasil, as DCNT correspondem a um grande percentual das causas de mortes, atingindo as camadas mais pobres e os grupos mais vulneráveis. Como determinantes sociais destas doenças, são apontadas as desigualdades sociais, diferenças relacionadas ao acesso dos bens e serviços, baixa escolaridade, desigualdades no acesso à informação, além de fatores de risco modificáveis, como tabagismo, consumo de bebida alcoólica, inatividade física e alimentação inadequada, tornando possível sua prevenção.

Os homens apresentam mais fatores comportamentais de risco do que as mulheres, o que determina maior morbimortalidade por doenças crônicas. A partir dessa perspectiva, a PNAISH tem buscado elaborar e executar um amplo projeto que fortaleça e dissemine seus preceitos e diretrizes, evidenciando os fatores de risco e proteção e a influência das questões de gênero no adoecimento por doenças crônicas.

Diante deste cenário, a Área Técnica de Saúde do Homem de João Pessoa considera pertinente destacar para este ano como tema do Novembro AzulHomens como sujeitos do cuidado – partindo da revisão da PNAISH e ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde.

O Slogan do novembro Azul de 2018 será: “Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”.

Neste contexto, a Secretaria de Saúde de João Pessoa convida todos os gestores e profissionais de saúde a participarem ativamente das ações de promoção e prevenção à saúde da população masculina neste mês de novembro.