Novo prédio do Programa de Aquisição de Alimentos é inaugurado em Jaguaribe

Por - em 601

O prefeito Luciano Agra inaugurou, no início da noite desta quinta-feira (20), a nova sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O local, que passa a funcionar na Rua Engenheiro Leonardo Arcoverde, em Jaguaribe, beneficiará 133 instituições de João Pessoa, Caaporã, Pitimbu, Pedras de Fogo e Alhandra. No novo prédio, serão realizadas a compra direta dos produtos aos agricultores familiares e a sua distribuição, por meio do Banco de Alimentos.

O programa de aquisição direta é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal. Dentre os beneficiados, há um grupo de famílias que fazem parte do Cinturão Verde, uma das linhas de crédito do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP).

Luciano Agra destacou que a PMJP tem contribuído para o desenvolvimento da rede alimentar da cidade. “Temos uma estrutura complexa de rede alimentar, com cozinhas comunitárias e restaurantes populares. Com mais essa sede, estamos caminhando para a qualidade de vida da população e também vamos estimular a agricultura orgânica”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Social da PMJP, Antônio Jácome, disse que a nova sede do PAA traz mudanças e melhoras significativas para a execução do programa. “Vamos fortalecer e consolidar a rede de segurança alimentar de João Pessoa. Não ficaremos restritos às melhoras físicas, mas também à capacitação dos agricultores”, afirmou.

Cursos – Desde 2011, o PAA oferece uma gama de opções de cursos. Atualmente, há duas turmas em andamento para qualificar o trabalho dos agricultores (Produção de Polpa e Defensivas Agrícolas). Os cursos serão realizados por meio de uma parceria da PMJP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Destaque Nacional – Iniciado em 2010, o programa beneficia 477 famílias. O trabalho da PMJP na execução do projeto fez com que o MDS premiasse a prefeitura em 2011, por ampliar o número de beneficiados de 239 para 377.

De acordo com Agra, o MDS reconhece o comprometimento da PMJP com o programa. “Este reconhecimento nacional é resultado da credibilidade que temos quando tratamos da rede alimentar”, destaca.