Novo prédio do Restaurante Popular do Centro será entregue nesta segunda-feira
Eliabe Castor
A boa qualidade de vida começa pela alimentação e, pensando dessa forma,o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo inaugura nesta segunda-feira (16), às 11h, a nova sede do Restaurante Popular do Centro da cidade. Localizado nas imediações do antigo prédio da unidade, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), o mecanismo duplicará a capacidade de atendimento dos comensais. Hoje o equipamento possui 144 lugares. O novo prédio terá 300 assentos, dando uma maior comodidade para os que dele utilizam, reduzindo o tempo de espera na fila.
Outra melhoria na nova instalação é a preparação dos alimentos na própria unidade, em uma cozinha industrial que atende todas as normas técnicas preconizadas pela Vigilância Sanitária; contemplado a produção, manipulação e distribuição dos alimentos. Atualmente, o preparo da comida é realizado no município Cabedelo.
“Os alimentos são preparados em outro local, seguindo as normas técnicas da Vigilância Sanitária, e sua transferência é realizada com segurança, em caixas hotbox. No entanto, devido ao trânsito, atrasos para a entrega podem ocorrer. Com a cozinha funcionando no próprio restaurante, anula-se a possibilidade”, observou Lúcia Silva, diretora de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura.
A coordenadora de Alimentação Nutricional dos restaurantes populares do município, Sabrina da Silva Carneiro, informou que o prédio atual do restaurante que funciona no Centro tem espaços (cômodos) fragmentados para atender os usuários. A nova unidade será similar ao mecanismo que funciona em Mangabeira, cuja instalação possui um só ambiente, oferecendo maior conforto.
Além de uma cozinha e de um prédio que oferecem a possibilidade de maior comodidade para os comensais, como a agilidade em servir a alimentação, o pátio externo da unidade é mais amplo, propiciando uma melhoria na fluidez da fila. O Restaurante Popular do Centro oferece, diariamente, mil e quatrocentas refeições, ao custo de R$ 1,00 para os comensais. A Prefeitura entra com a contrapartida da alimentação, sendo o valor de R$ 7,98 reais.