Novos conselheiros da Pessoa Idosa são escolhidos em eleição direta
Fátima Sousa
Os novos conselheiros representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Pessoa Idosa para o biênio 2016/2018, foram escolhidos na manhã desta quinta-feira (22), durante eleições diretas realizadas na Casa dos Conselhos, de João Pessoa, no horário de 9h às 11h. Desta vez participaram integrantes das instituições de longa permanência, das instituições de ensino privado superior e grupos de convivência da pessoa idosa.
Inicialmente, cada representante de entidades justificou sua opção por candidatar-se a conselheiro. Em seguida, foi realizada a eleição propriamente dita, através do voto secreto numa urna eleitoral. Serão escolhidos dois representantes por entidade, o titular e o suplente.
A coordenadora do Conselho, Irene Delgado, falou sobre a importância do momento. “A grande importância deste momento não é só a escolha do conselheiro, mas o candidato ou candidata se colocar sobre a opção de estar pleiteando o lugar”, disse.
Irene lembra que ser conselheiro é um privilégio, mas que não é remunerado. “Portanto, se torna um desafio à medida que tem que ter a consciência do trabalho, que não é fácil. Tem que ter conhecimento do Estatuto do Idoso, disponibilidade e responsabilidade para atuar nas comissões para que a política seja realmente efetivada”, acentuou. Essa responsabilidade, segundo ela, tem que ser tanto do titular como do suplente.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Joubert Fonseca, que é responsável pelo Controle
Social, destacou a importância do CMPI na Secretaria para a consolidação da política da pessoa idosa.
“Trabalhamos com muitos conselhos para garantir a efetivação das políticas públicas, mas destaco a força e importância deste conselho enquanto controle social, é um exemplo de atuação na construção, é forte e presente, um órgão que fiscaliza o processo. Podemos dizer que hoje temos autonomia na política do idoso, uma estrutura criada por esse Conselho, que tem cumprido seu papel com responsabilidade”, enalteceu.
Entidades – Participaram do processo cinco instituições de Longa permanência para idosos – ANBEAS – Lar da Providência e Aspan – Associação de Permanência Anciã – Uniesp – Santa Emília de Rodat – Unipê – Instituto Paraibano de Educação e Grupos de Convivência – Artes Fênix e o Viver Bem.
O resultado do escrutínio será no dia 11 de agosto próximo. Antes disso, o resultado será homologado pelo Ministério Público e divulgado através de uma portaria criada para esse fim especificamente.