Núcleo de Apoio à Saúde Família orienta equipe das USFs sobre saúde mental

Por Thibério Rodrigues - em 1647

A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa disponibiliza um serviço especializado para o atendimento e tratamento de pessoas que apresentam transtornos mentais.  Para ter acesso, o paciente ou familiar deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região ou se encaminhar diretamente a um dos serviços.

Para qualificar os profissionais que prestam esse tipo de atendimento, o Núcleo de Apoio à Saúde Família (Nasf) promoveu, nesta quarta-feira (18), uma palestra de orientação para às equipes de Saúde da Família do Distrito Sanitário IV. A capacitação aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem, em Mandacaru, e foi em alusão ao Janeiro Branco, campanha que visa chamar a atenção de toda a sociedade sobre a saúde mental.

Organizada pela equipe do Nasf 8, a palestra foi ministrada por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Guttemberg Botelho. “Além do atendimento, um dos assuntos abordados é o fluxo nos serviços do município para os usuários com transtornos mentais, como por exemplo, pra onde encaminhar o paciente após o atendimento na USF”, explicou Juliana Araújo, assistente social.

De acordo com Lara Melo, psicóloga do Caps Guttemberg Botelho, a saúde mental abrange vários aspectos de uma pessoa. “Inclui a capacidade de organizar a vida e o seu próprio bem estar. Os profissionais de saúde devem estar preparados para cuidar da saúde mental da população, até mesmo percebendo alguns sinais implícitos nas conversas de acolhimento como dormir pouco, isolamento, problemas no trabalho, entre outros sinais”, afirmou.

Participaram da palestra profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e assistentes de saúde bucal.

Janeiro Branco – Utilizando o simbolismo da virada do ano, a campanha busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmo. O objetivo é diminuir os índices de suicídios, depressão, alcoolismo e outros problemas mentais, chamando a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes, além de mostrar que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca do bem estar e da felicidade.

Serviços – A Rede Municipal de Saúde da Capital disponibiliza quatro centros de atendimento psicossocial e duas residências terapêuticas, além do Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm). Para ter acesso, o usuário ou o familiar deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região ou se encaminhar diretamente a um dos serviços.

Especificações e endereços dos serviços:

CAPS III Gutemberg Botelho – É responsável pelo atendimento e tratamento de transtornos mentais severos e persistentes, ofertando acolhimento, tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.

 

Endereço: Rua Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados.

Horário de Atendimento: 24h

Telefone: 3211-6700.

 

CAPS AD Rangel – É o centro de atendimento e tratamento de portadores de transtornos mentais decorrentes do uso e dependência do álcool e outras drogas, oferecendo atendimento à desintoxicação leve, oficinas terapêuticas e culturais, atendimentos domiciliares e assistência individual psiquiátrica e psicológica.

 

Endereço: Rua José Soares, s/n, Rangel.

Horário de atendimento: 24h

Telefone: 3218-5244 e

 

CAPS I Infanto Juvenil Cirandar – É o centro de atendimento e tratamento de crianças e adolescentes que apresentam transtornos psicóticos, neuróticos e usuários de substâncias psicoativas, ofertando atividades socioculturais, comunitárias e terapêuticas, visitas domiciliares e tratamento com medicamentos.

Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.

Horário de Atendimento: 8h às 17h

Telefone: 3214-6079.

 

CAPS Caminhar – Atende e trata os portadores de transtornos mentais ofertando tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.

Endereço: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária. Horário de atendimento: 24h.

Telefone: 3218-7008.

 

Pasm – O município também conta com o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), no Complexo Hospitalar de Mangabeira, para pacientes que necessitam de atendimentos de urgências e emergências psiquiátricas. A unidade funciona 24 horas e é referência no atendimento a surtos psicóticos, uso compulsivo ou abstinência de álcool e outras drogas, ideação e tentativa de suicídio, ansiedade e depressão aguda.

 

Endereço: Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II. Horário de Atendimento: 24h

Telefone: 3218-9725 ou 3218-9727