Núcleo de Segurança do Paciente do Santa Isabel se reúne na semana do médico
Luís Sousa
Os profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que fazem parte do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), se reuniram na tarde desta segunda-feira (19) para desenvolvimento de planos de trabalho e estudos de casos na unidade. Após a reunião, houve uma confraternização da equipe, dentro da programação alusiva ao Dia do Médico, que está sendo realizada pela unidade hospitalar até a próxima sexta-feira, dia 23.
“A reunião do Núcleo de Segurança acontece quinzenalmente e nosso intuito é identificar como podemos melhorar o atendimento para o paciente. A reunião conta com a presença de todos os setores do hospital. A ideia é identificar os pontos a serem melhorados e juntos trabalhar nessa melhoria”, explica Alenita Oliveira, coordenadora do NSP.
Ainda de acordo com a coordenadora, para cada ação a ser executada é criado um plano de ação. “Sempre que se identifica algo a ser feito, criamos um plano de ação, para definir o que vamos fazer e como será feito. É uma forma eficaz e assim podemos acompanhar se um determinado assunto está sendo tratado como se deve”, complementou.
As atividades da Semana do Médico tiveram início no domingo (18), Dia do Médico, com a celebração de uma missa de ação de graças, que contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo. Na manhã desta segunda-feira (19), os profissionais se reuniram com a direção em um momento de acolhimento e confraternização, durante um café da manhã.
Na programação da semana estão previstas atividades de musicoterapia, palestras sobre cuidados paliativos, normas de preenchimento da declaração de óbito e responsabilidade ética e jurídica do médico e uma mesa redonda, com o tema: ‘Cuidando de quem cuida’.
Núcleo de Segurança – Em funcionamento desde janeiro de 2014, o Núcleo foi criado de acordo com as orientações da resolução RDC nº36, de 25 de julho de 2013, do Ministério da Saúde (MS). O serviço é composto por uma equipe multiprofissional e avalia os procedimentos adotados por todos os envolvidos no processo de atendimento ao usuário.
O trabalho do núcleo é realizado de acordo com as metas segurança do Ministério da Saúde, que são seis: identificação do paciente (trabalhar para não haver erro de identificação); comunicação efetiva; higiene das mãos; segurança no uso de medicamentos; cirurgia segura e evitar queda do paciente ou úlcera de pressão, que é uma lesão na pele ou tecido, causada geralmente pela longa permanência em superfície dura.
Hospital – O Hospital Municipal Santa Isabel realiza em média 3.500 consultas e 310 cirurgias ao mês. Ao todo são 101 leitos, incluindo UTI geral e UTI cardiologia. O hospital conta com várias especialidades cirúrgicas, como geral, urologia, proctologia, ginecologia, neurocirurgia e cardiologia.
Para ter acesso aos serviços oferecidos no Hospital Santa Isabel, o usuário deve ser encaminhado pela Rede Municipal de Saúde. O HMSI realiza cirurgias eletivas de médias e altas complexidades, assistência às doenças cardiológicas e assistência às doenças renais crônicas. A unidade tem como público-alvo os usuários adultos, sendo referência para as consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e urgências cardiológicas.
Confira a programação da Semana do Médico do HMSI:
Local: Hospital Municipal Santa Isabel:
Terça (20) – 14h – Musicoterapia
Quarta (21) – 19h – Palestra sobre cuidados paliativos.
Quinta (22) – 10h – Mesa redonda: Cuidando de quem cuida.
Local: Conselho Regional de Medicina
Sexta (23) – 8h
Palestras: Normas de preenchimento da declaração de óbito e responsabilidade ética e jurídica do médico.