Obra de revitalização do Hotel Globo entra na fase final
Nayanne Nóbrega
A obra de revitalização do Hotel Globo está na fase final e, em breve, o público poderá voltar a visitar um dos principais pontos turísticos da cidade. A exemplo do Hotel Globo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou obras em patrimônios públicos importantes no Centro Histórico, como a Casa da Pólvora e as Praças da Pedra, João Pessoa e da Independência.
As obras de reestruturação do Hotel Globo contam com investimentos de R$ 770 mil. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Cássio Andrade, a revitalização devolve o espaço ao roteiro turístico da Capital e mantém viva a sua riqueza histórica. “João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do país, o que ressalta o grau de importância dessa obra. Estamos preservando e valorizando a nossa história”, ressaltou.
No local estão sendo realizadas obras de pintura, reestruturação completa de esquadrias, esculturas, janelas e portas e restauração da estrutura da barreira, além da manutenção de pátios e jardins. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), sendo posteriormente aprovado pelos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Estadual (Iphaep).
De acordo com o coordenador da Copac, Fernando Milanez Neto, o espaço pronto vai funcionar como ponto de história, cultura e serviços. “O local voltará a abrigar o Museu Hotel Globo e também abrigará um ponto de atendimento ao turista e a sede da Copac”, explicou o coordenador. Ele completou informando que ainda estão previstas intervenções na Alfândega, Intendência, Conventinho e Fábrica de Gelo.