Obras do Cecaf estão em fase de acabamento no José Américo
O Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), localizado no bairro do José Américo, está em fase de finalização de obras. No local, agricultores familiares poderão comercializar seus produtos diretamente com os consumidores finais, sem a presença de um intermediário. O valor da obra é de R$ 2 milhões, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Inácio Machado, inicialmente o projeto contempla 64 agricultores já cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Segundo o secretário, eles receberão orientações de comercialização dos produtos. “Grande parte das obras no local já está finalizada, faltando apenas conclusão do esgotamento sanitário e o calçamento da entrada. O centro deve ser entregue no início do próximo ano”, afirmou.
Estrutura – Com área de 2.176m², o Cecaf conta com uma estrutura dividida em dois pisos e inclui 12 boxes, quatro lanchonetes, seis banheiros, duas câmaras frigoríficas, duas recepções, um almoxarifado, uma copa, dois setores de lavagem, um coodeter, uma sala de estudo de mercado e um auditório com capacidade para aproximadamente 70 pessoas.
Fonte de Renda – De acordo com o secretário de Trabalho, Produção e Renda, Raimundo Nunes, a obra será fundamental para o destino da agricultura familiar na Paraíba. “A implantação do Cecaf é muito importante, pois dará ao agricultor familiar a possibilidade de comercializar o seu produto diretamente com o consumidor”, disse.
Ele ressaltou que a política pública é do município de João Pessoa, porém atenderá a produtores de todas as regiões da Paraíba. Assim, agricultores de todo o Estado poderão comercializar seus produtos no centro. “É um ganho para todos, pois serão vendidos produtos ambientalmente corretos para o consumo das pessoas”, ressaltou.